Dornelles pede ao BNDES que reavalie participação em fusão de supermercados
O senador Francisco Dornelles (PP-RJ), em discurso nesta terça-feira (5), fez um apelo ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, para que reavalie a participação do banco na negociação entre o Carrefour e o Pão de Açúcar.
- Chamo a diretoria e a presidência do BNDES à reflexão sobre a impropriedade e a inconveniência, em relação aos interesses do país, da participação na operação de fusão das estruturas varejistas do Carrefour pelo Pão de Açúcar, operação sem relevância estratégica para merecer a alocação estratégica de R$ 4 bilhões. Recursos cuja aplicação pode resultar muito mais proveitosa se destinados ao financiamento de pequenas empresas - disse.
Dornelles salientou não haver qualquer sinal de interesse nacional nessa fusão e questionou se ela tornará mais eficiente o sistema varejista brasileiro, em beneficio dos cidadãos, e se a operação gerará mais empregos e mais renda para os trabalhadores em geral.
O senador mencionou ainda que a concentração das operações das duas redes varejistas provocará sérios desequilíbrios no relacionamento com seus fornecedores, especialmente os de menor porte. Dornelles também citou pesquisa junto a 196 indústrias feita pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) mostrando que aproximadamente 30% entendem que a associação entre o Pão de Açúcar e o Carrefour seria prejudicial às suas operações.
05/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jarbas Vasconcelos: participação do BNDES em fusão de hipermercados é 'inadequada e questionável'
Pimentel diz que fusão de supermercados será estratégica para o Brasil
Vital do Rêgo pede que governo reavalie corte no orçamento da saúde pública
Ana Amélia critica apoio do BNDES à fusão de grandes grupos varejistas
Presidente do BNDES deve explicar ao Senado investimentos e fusão Pão de Açúcar-Carrefour
CAE avaliará convocação do BNDES e Abílio Diniz para esclarecer fusão Carrefour-Pão de açúcar