Jarbas Vasconcelos: participação do BNDES em fusão de hipermercados é 'inadequada e questionável'
Em discurso nesta quarta-feira (6), o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) afirmou que a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em uma possível fusão entre os hipermercados Pão de Açúcar e Carrefour é "inadequada e questionável" e não interessa ao Brasil.
Para o senador, a participação do BNDES no negócio iria contrariar a própria missão da entidade. Jarbas disse que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deveria barrar a fusão que, na avaliação do senador, causaria "extrema concentração" no setor varejista brasileiro, prejudicando a livre concorrência no setor e criando "um poderoso cartel" no ramo supermercadista.
- A verdade pura e simples é que a fusão do Pão de Açúcar e do Carrefour levará à redução da concorrência no varejo brasileiro, ao aumento da pressão sobre os fornecedores e também à demissão de trabalhadores nas lojas das atuais redes que hoje funcionam numa mesma área geográfica - resumiu.
"É de interesse nacional o BNDES e o governo federal se envolverem neste negócio? Desde quando o BNDES passou a fazer parte dessa história? De que forma se deram as negociações entre os presidentes do Pão de Açúcar e do BNDES? A presidente Dilma foi mantida informada dessas negociações?" são algumas das perguntas que Jarbas Vasconcelos quer ver respondidas pelos envolvidos nessa fusão em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
- A participação do BNDES na fusão do Pão de Açúcar e do Carrefour não é do interesse nacional nem dos consumidores e muito menos dos fornecedores e dos trabalhadores das duas empresas. É uma típica briga de capitalistas, que o PT, o Partido dos Trabalhadores, tanto condenou no passado e que agora quer financiar com dinheiro público - concluiu Jarbas Vasconcelos.
06/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dornelles pede ao BNDES que reavalie participação em fusão de supermercados
Jarbas Vasconcelos afirma que PAC é eleitoreiro
Jarbas Vasconcelos aceita voltar à CCJ
Jarbas Vasconcelos é contra "CPMF transgênica"
Jarbas Vasconcelos critica PEC do orçamento impositivo
Jarbas Vasconcelos defende fim das coligações proporcionais