CAE avaliará convocação do BNDES e Abílio Diniz para esclarecer fusão Carrefour-Pão de açúcar



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) A CAE poderá realizar audiência pública para debater a proposta de fusão das empresas Carrefour e Pão de Açúcar e esclarecer as operações financeiras envolvendo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Requerimentos com esta finalidade foram apresentados nesta terça-feira pelos senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), José Agripino (DEM-RN), Lindbergh Farias (PT-RJ), Alvaro Dias (PSDB-PR) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Os requerimentos serão votados na próxima reunião da CAE.

Conforme sugestão dos senadores, devem ser convidados para a audiência púbica o presidente do BNDES, Luciano Coutinho; o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Fernando Furlan; e o presidente do Grupo Pão de Açúcar, Abílio Diniz.

Já a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, deve ser convidada a comparecer à CAE para explicar, em audiência pública, denúncia da revista Veja de que teria tido participação no caso que ficou conhecido como "dossiê dos aloprados". O banqueiro Expedito Veloso, que fez a denúncia, também será convidado a falar aos senadores sobre o caso.

O dossiê, argumentou o autor dos requerimentos, senador Alvaro Dias, beneficiou a candidatura de Aloizio Mercadante - atual ministro da Ciência e Tecnologia - ao governo de São Paulo.

Empréstimo

A CAE aprovou nesta terça-feira (5) operação de crédito externo entre o município de Paranaguá (PR) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de US$ 16,64 milhões, com aval da União. Os recursos vão financiar parte do Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano de Paranaguá - Paranaguá Rumo Certo, no âmbito do Programa Procidades.

Em razão de requerimento do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), a matéria será examinada em Plenário em regime de urgência.

Alvaro Dias argumentou que Paranaguá depende desses recursos para realizar ações administrativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.O prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, esteve presente à reunião da CAE e acompanhou a votação do empréstimo.



05/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do BNDES deve explicar ao Senado investimentos e fusão Pão de Açúcar-Carrefour

Dinheiro público para fusão Carrefour-Pão de Açúcar preocupa senadores

CMA vai discutir fusão do Pão de Açúcar ao Carrefour

Aloysio Nunes informa que CMA vai debater fusão entre Carrefour e Pão de Açúcar

Fusão Pão de Açúcar-Carrefour é desnecessária e inconveniente, avalia José Agripino

CAE APROVA CONVOCAÇÃO DE MINISTRO PARA ESCLARECER AROS