Dornelles quer rejeição de acordo relativo a informações de tributos entre Brasil e EUA
O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) pediu a rejeição da Mensagem 741 da Presidência da República, que trata de acordo entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos para intercâmbio de informações relativas a tributos. Dornelles assinala que o acordo não foi assinado pelos presidentes dos dois países, mas pelo secretário da Receita Federal do Brasil e pelo embaixador dos Estados Unidos. Apenas isso, de acordo com parecer elaborado pelo professor Ives Gandra, já ensejaria a rejeição da matéria.
De acordo com parecer do professor Ives Gandra, apenas o presidente da República pode assinar atos internacionais de qualquer espécie que necessitem ser referendados pelo Congresso Nacional.
Dornelles leu a análise dos tópicos do acordo elaborada pelo relator da matéria na Câmara dos Deputados, deputado federal Régis de Oliveira (PSC-SP). O deputado argumenta que o acordo "permite indevida interferência de autoridades dos Estados Unidos em investigações em curso no Brasil". Outro ponto levantado pelo deputado é que o acordo obriga os investigados brasileiros a se submeterem a juramento, o que os sujeitaria a uma eventual pena de crime de perjúrio nos Estados Unidos, sanção inexistente, argumentou o deputado, na legislação brasileira.
O deputado assinalou ainda que o acordo permite que autoridades dos Estados Unidos ingressem em repartições da Receita Federal do Brasil, obtendo documentos e os requisitando, além de terem acesso a informações sigilosas da Receita Federal obtidas junto a contribuintes brasileiros.
- É inacreditável que tenhamos um acordo desse tipo, permitindo a autoridades do fisco americano exigir informações de contribuintes brasileiros - disse o senador, propondo a rejeição da matéria, caso ela chegue ao Senado Federal.
18/02/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rollemberg quer informações sobre possível acordo entre Brasil e EUA no Centro de Lançamento de Alcântara
Acordo para troca de informações fiscais entre Brasil e EUA vai a Plenário
Senado quer informações sobre acordo do Brasil com outros países na área de inteligência
Emilia prega a rejeição do acordo espacial Brasil/Estados Unidos
Hélio Costa quer que José Alencar exponha termos de acordo entre Brasil e Estados Unidos
Mão Santa aponta rejeição de brasileiros à criação de novos tributos