Duciomar Costa alerta para déficit de eletricidade no Pará



Um em cada quatro habitantes do estado do Pará não possui acesso ao serviço de energia elétrica, o que significa que apenas naquele estado 1,5 milhão de pessoas vivem sem o benefício da eletricidade. A informação foi dada pelo senador Duciomar Costa (PTB-PA), ao citar o mapa da exclusão elétrica produzido pelo Ministério das Minas e Energia que conclui que, no total, existem 12 milhões de pessoas sem energia elétrica no país. Ele considerou os dados "aviltantes" para o Pará e para o Brasil.

Segundo Duciomar, o estado que representa figura também em levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como aquele que possui metade de sua população de 45 municípios vivendo em domicílios sem energia elétrica. São pessoas de baixa renda, 90% dos quais com renda inferior a três salários mínimos mensais, sendo que a maior parte residente em meio rural, informa também o estudo.

- Trata-se, inegavelmente, de uma triste, senão vergonhosa, realidade nacional, e aqui me posiciona em nome do meu Pará, que abriga nada mais, nada menos do que a Usina de Tucuruí - ressaltou o senador, lembrando que essa é a maior produtora de energia genuinamente nacional, hoje com capacidade de fornecimento de quatro milhões de quilowatts de energia.

O senador apelou ao governo para que, "consciente desta triste realidade", direcione especial atenção, nos programas do Executivo de geração e fornecimento de energia elétrica, para a população paraense.



21/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Duciomar Costa homenageia centenário do Pará Clube

Duciomar Costa: bancos devem investir em segurança para funcionários e clientes

Duciomar destaca estudo da ONU sobre déficit de saneamento no país

Duciomar Costa diz que balanço do ano não é bom

Cyro Miranda alerta para déficit na Previdência

Arthur Virgílio alerta para déficit de Santas Casas