Duciomar destaca estudo da ONU sobre déficit de saneamento no país



O senador Duciomar Costa (PTB-PA) comentou em Plenário, nesta quinta-feira (9), relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) que classificou o saneamento básico no Brasil como um dos piores da América Latina. -São 70 milhões de pessoas vivendo sem água encanada, jogando esgoto em valões-, afirmou, lamentando o fato de Belém ter sido indicada pelo estudo como a capital com o pior serviço de saneamento no país.

De acordo com o parlamentar, de cada dez belenenses, só dois têm acesso a serviços públicos de coleta e tratamento de esgoto. A posição ocupada pela capital paraense no ranking da ONU causou estranheza a Duciomar, que recordou a liberação de US$ 288 milhões para investimentos em saneamento básico e infra-estrutura, dos quais 50% oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 50% do governo estadual.

A discrepância entre o volume de recursos liberados e a precariedade do serviço oferecido à população de Belém levou Duciomar a concluir que há uma -inexplicável ausência da preocupação da administração municipal em investir nessa área-. Desse modo, destacando sua função de representante dos interesses do seu estado, decidiu apresentar à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado emenda ao Orçamento Geral da União de 2004 destinada a financiar obras de saneamento básico em Belém, com ênfase no bairro do Jurunas, o -menos saneado da capital menos saneada do país-.

Ainda segundo o senador pelo Pará, o ministro das Cidades, Olívio Dutra, teria informado recentemente que o governo federal já gastou, este ano, R$ 560 milhões nessa área. Apesar do aporte de recursos pela União, Duciomar considera que a solução do problema estaria longe de ser encontrada sem um esforço conjunto de municípios, estados e até da iniciativa privada.

- Investir em saneamento básico é investir em saúde - assinalou.



09/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estudo aponta redução no déficit habitacional no país

Paim destaca estudo da FGV que mostra crescimento do país

Duciomar Costa alerta para déficit de eletricidade no Pará

Ideli destaca estudo que aponta redução da pobreza no país, apesar da crise

Mozarildo destaca pesquisa sobre saneamento básico

Duciomar destaca memória de Martinez e critica conservação da BR-316