Duciomar reivindica políticas mais justas e sérias para o Pará
O senador Duciomar Costa (PTB-PA) reclamou das políticas -massacrantes- que têm sido impostas ao estado do Pará. Ele citou especificamente a lei federal que desonera os produtos de extração mineral destinados à exportação e a política seguida pela Companhia Vale do Rio Doce, que há anos retira riquezas do Pará e decidiu construir seu pólo siderúrgico no Maranhão.
- A Vale precisa repensar esta decisão. Uma companhia que goza de incentivos fiscais como nenhuma outra recebe no país não pode tratar o Pará com tal descaso. Estou preocupado com a reação do povo paraense, que já está se mobilizando para combater esta política perversa - observou.
O senador afirmou que dedicará seu mandato a trabalhar por políticas mais justas e sérias para o Pará e toda a Região Norte, combatendo as desigualdades regionais que dividem o Brasil em dois blocos: de um lado, um país culto e poderoso que dita as regras do seu destino e tem inserção no mundo; de outro, um Brasil que chafurda na pobreza e no atraso, disse.
Reforma política
Para Duciomar, se o Brasil quiser caminhar com segurança para a modernidade, deve começar por fazer uma reforma política transparente. -Sem isso, o país continuará esbarrando em dificuldades ditadas por interesses corporativos destituídos de compromisso com os anseios do povo, sendo tangido pelo ego dos demiurgos partidários-, disse.
A reforma política precisa garantir que os partidos sejam dotados de identidade definida, na opinião do senador, ou tudo o que se fizer a título de mudança parecerá um grotesco espetáculo de mistificação para o povo.
Em apartes, os senadores Leomar Quintanilha (PFL-TO) e Luiz Otávio (PMDB-PA) concordaram com a necessidade de o governo federal adotar políticas de valorização e de desenvolvimento das regiões Norte e Centro-Oeste, sempre relegadas ao esquecimento.
Duciomar afirmou que não recuará, um milímetro sequer na defesa dos interesses do Pará. Par a ele, se o Brasil quiser
25/02/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jorge Viana reivindica mais políticas públicas para idosos
SUASSUNA REIVINDICA POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA O PAÍS
Quintanilha reivindica políticas públicas para o idoso
Álvaro Dias reivindica políticas de emprego para o Brasil
Fetag reivindica políticas para a valorização da agricultura familiar
Walter Pinheiro reivindica políticas públicas para reduzir efeitos da seca