Duciomar: tragédia de Eldorado dos Carajás pode se repetir
O senador Duciomar Costa (PTB-PA) pediu atenção das autoridades, especialmente do Ministério da Justiça e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para a situação que vem ocorrendo em Eldorado dos Carajás, no Pará, onde 19 sem-terras foram assassinados em 17 de abril de 1996. Segundo o senador, nova invasão ocorrida na última terça-feira (27) traz o risco de que a tragédia se repita.
De acordo com Duciomar, os sem-terra invadiram uma fazenda produtiva, a primeira a produzir embriões na Amazônia e que tem hoje 18 mil cabeças de gado. "O Pará é um dos maiores produtores de carne do Brasil", disse.
Duciomar afirmou que a ação rápida das autoridades pode evitar mais um conflito. Disse que os brasileiros vêm assistindo diversas situações de violência no campo, no Rio de Janeiro, entre índios e garimpeiros, e muito se discute sobre o problema, mas ninguém fala sobre a causa de tudo isso. Na opinião do senador, a ausência e omissão do poder público geram situações como essas.
28/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro pede conclusão de relatório do Incra para evitar nova tragédia em Eldorado dos Carajás
Suplicy lembra os 17 anos do massacre de Eldorado dos Carajás
HELOÍSA HELENA LEMBRA VÍTIMAS DE ELDORADO DE CARAJÁS
Ademir destaca cinco anos do massacre de Eldorado do Carajás
Ana Júlia cobra punição a responsáveis por massacre em Eldorado dos Carajás
ADEMIR CRITICA DEMORA NO JULGAMENTO DO MASSACRE DE ELDORADO DOS CARAJÁS