Duplicação da BR-381 em MG é prioridade do governo federal
O anteprojeto denominado “Duplicação, Restauração e Adequação de Capacidade da BR-381”, engloba os 303 quilômetros de extensão da rodovia desde Belo Horizonte até Governador Valadares. São 11 lotes de obras. Além de novas pistas e restauração da atual, estão previstos a construção de 5 Túneis; 100 Obras de Arte Especial (34 pontes e 66 viadutos); 31 passarelas; 150 paradas de ônibus e a construção de 133.800 m de defensas, além da restauração da pista atual.
“Esta obra é prioritária para o governo da Presidenta Dilma Roussef. Ela será executada a tempo e com qualidade”, afirma o ministro dos Transportes, César Borges. O Ministério dos Transportes e o DNIT garantem que todas as determinações da Presidência da República se cumpram em relação à obra necessária e urgente, não só para os mineiros, como para todo o País.
Desses 11 lotes, 7 foram licitados. As empresas vencedoras trabalham na conclusão dos projetos executivos (a licitação foi integrada para projeto executivo e obras).
Outros 3 lotes tiveram seus editais lançados na semana passada, seguindo o cronograma do DNIT. A última parte deste projeto - o lote 8b será lançado nos próximos dias. O edital está em revisão para inclusão da retirada e reassentamento das famílias entre as obras a serem executadas pela empresa vencedora. O que vai dar mais celeridade ao processo construtivo.
Confira a situação lote a lote:
Lote 1 – Vai da BR-116/MG (Governador Valadares) até o entroncamento do acesso a Belo Oriente - Segmento: Km 155,4 – Km 228,2 - Extensão: 72,8km
Contratado: Grupo Isolux/Corsán/Engevix
Lote 2 – Vai do acesso a Belo Oriente até o entroncamento com a MG-320 (p/Jaguaraçu) - Segmento: Km 228,2 – Km 288,4 - Extensão: 60,2km –
Contratado: Grupo Isolux/Corsán/Engevix
Na época da elaboração dos estudos prévios para a duplicação, verificou-se que a demanda de fluxo de veículos nestes dois trechos se concentrava nas áreas urbanas. Assim seria comportada com obras de duplicação nas extensões dentro dos municípios de Naque e Periquito, além de todas as intercessões e retornos operacionais. São 12,8 quilômetros de duplicação no lote 1 e mais 30 quilômetros no lote 2. Assim o projeto licitado garante o início da duplicação nas áreas mais conturbadas da via e executa melhorias como construção de terceiras faixas em todo o trecho.
Lote 3.1 – Vai do entroncamento com a MG-320 (p/Jaguaraçu) até o Ribeirão Prainha - Segmento: Km 288,4 – Km 317,0;
Extensão: 28,6km.
Contratado: Grupo Isolux/Corsán/Engevix
Lote 3.2 – Obras dos Túneis Rio Piracicaba (Pista da direita e da esquerda), localizados no segmento definido como lote 3.1 - Extensão: 825m -
Contratado: Grupo J. Dantas/Sotepa
Lote 3.3 – Obras dos Túneis Antônio Dias e Prainha, localizados no segmento do lote 3.1 - Extensão: 1.280m;
Contratado: Grupo Toniolo. Busnello/GP Consultoria
Lote 4 – Vai Ribeirão Prainha até o acesso Sul de Nova Era - Segmento: Km 317,0 – Km 335,8 - Extensão: 18,8km
Licitação em andamento - RDC nº 102/14 abertura em 15/04/2014
Lote 5 – Vai do acesso Sul de Nova Era até João Monlevade -segmento: Km 335,8 – Km 356,5 - Extensão: 20,7km
Licitação em andamento - RDC nº 102/14 abertura em 15/04/2014
Lote 6 – Vai de João Monlevade até o Rio Uma - Segmento: Km 356,5 – Km 389,5 - Extensão: 33,0km
Contratado: Grupo Isolux/Corsán/Engevix
Obs.: Nos lotes 5 e 6 (do acesso sul de Nova Era até o rio Uma) os trechos de duplicação previstos são em todas as áreas urbanas, intercessões e retorno operacionais. As melhorias contemplam o trecho que ficará destinado ao fluxo de veículos local, já que o tráfego da rodovia será direcionado para a variante de Santa Bárbara (lotes 9 e 10), em projeto.
Lote 7 – Vai do Rio Una até o entroncamento com a MG-435 (Caeté);
Segmento: Km 389,5 – Km 427,0 - Extensão: 37,5km
Contratado: Grupo Brasil/Mota/Engesur
Lote 8a – Vai do entroncamento com a MG-435 (Caeté) até o entroncamento com a MG-020 - Segmento: Km 427 – Km 445 - Extensão: 18,0km
Licitação em andamento: RDC nº 102/14 abertura em 15/04/2014
Lote 8b – Vai do entroncamento com a MG-435 (Caeté) até o entroncamento com a MG-020 (Av. Cristiano Machado/Belo Horizonte) - Segmento: Km 445 – Km 458,4 - Extensão: 13,4km.
Licitação prevista para este mês
Todos os consórcios contratados trabalham na conclusão dos projetos executivos, ajustando detalhes que garantam uma das melhores obras em execução neste país. A obra não se resume aos trechos já licitados e em licitação.
Mais obras: O anteprojeto dos lotes 9 e 10 – a chamada variante do Rio Santa Bárbara é alvo de estudos do DNIT. Trata-se de uma extensão aproximada de 40 quilômetros de extensão de pistas duplas que serão construídas em trecho virgem. Também fazem parte da obra prioritária para o governo federal.
Atendendo a recomendação da presidente Dilma, o DNIT está iniciando a elaboração de um anteprojeto de engenharia com mais benefícios para o trecho da região de Governador Valadares. (lotes 1 e 2). O objetivo é licitar tal obra ainda este ano. Este projeto vai garantir a duplicação de mais aproximadamente 90 quilômetros (basicamente áreas rurais) localizados entre Governador Valadares e o entroncamento com a MG-320.
Fonte:
14/03/2014 12:38
Artigos Relacionados
Valdir Raupp pede ao governo federal duplicação de mais rodovias para reduzir acidentes
Pessoas em situação de rua são prioridade do governo federal, afirma SDH
Humberto Costa diz que Nordeste e regiões menos favorecidas são prioridade do governo federal
Paulo Bauer pede ao governo federal prioridade para obras de infraestrutura em SC
Zambiasi pede prioridade à duplicação da BR-101 Sul nos trechos que cortam cidades
Relatório da CPI da Segurança será prioridade do MP federal