Pessoas em situação de rua são prioridade do governo federal, afirma SDH



O secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Ramaís Castro Silveira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), inaugurou nesta quinta-feira (7), em Belo Horizonte, o Centro Nacional dos Direitos Humanos das Pessoas em Situação de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis.

Os centros serão espaços de atendimento a esses grupos, onde pessoas em situação de rua poderão tirar dúvidas e buscar informações sobre seus direitos. As unidades também devem receber atividades de formação e ações educativas. “As pessoas em situação de rua são prioridade do governo federal por diversos motivos, e o principal deles é que o governo da presidenta Dilma está determinado a combater a pobreza e oferecer condições dignas de vida a todos os brasileiros”, afirmou Ramaís durante a solenidade.

Na cerimônia, participantes que estão em situação de rua denunciaram uma série de violações de seus direitos fundamentais, como os recentes assassinatos em Maceió e Vitória. O representante do Movimento Nacional da População de Rua, Anderson Lopes Miranda, revelou a situação dos grupos. “Durante muitos anos fomos invisíveis. Cuspiam na gente, mijavam na gente, jogavam fogo. Não podemos ser tratados como mendigos, temos que ser tratados como cidadãos brasileiros”, afirmou Anderson. “O Centro é um direito que surge depois de negado por tantos anos”, avalia o militante.


Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos



08/04/2011 17:11


Artigos Relacionados


Duplicação da BR-381 em MG é prioridade do governo federal

Sistema penitenciário será prioridade do novo governo, afirma secretário de justiça

Governo tem total controle da situação fiscal, afirma Mantega

Humberto Costa diz que Nordeste e regiões menos favorecidas são prioridade do governo federal

Paulo Bauer pede ao governo federal prioridade para obras de infraestrutura em SC

Papaléo critica governo federal por situação na agricultura de grãos