DUTRA DEFENDE PROPOSTA DE FREIRE PARA PREVIDÊNCIA



Ao anunciar o voto contrário de seu partido ao substitutivo do senador Beni Veras (PSDB-CE) à reforma da Previdência, o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) defendeu hoje (dia 23) a proposta do senador Roberto Freire (PPS-PE), que a seu ver elimina distorções e privilégios e garante, em matéria previdenciária, um tratamento igualitário a todos os brasileiros.

O senador disse que o governo deveria ser "coerente" com os argumentos com que apresentou à sociedade a sua proposta de reforma, em vez, conforme acentuou, de promover uma campanha de marketing acusando a oposição de corporativista e atrasada e, paralelamente, manter privilégios e tratamentos diferenciados para magistrados, militares e portadores de mandato eletivo.

Dutra reconheceu que o relator Beni Veras teve a postura democrática de discutir sua proposta com todas as forças políticas, tendo, inclusive, incorporado várias emendas da oposição a seu substitutivo.

O senador petista também antecipou que a bancada iria requerer destaques para votação em separado de emendas rejeitadas pelo relator. Entre elas, Dutra ressaltou a que suprime a fixação de uma idade mínima para ter direito à aposentadoria. Ele salientou que os trabalhadores que, por necessidade, ingressem no mercado de trabalho na adolescência contribuiriam com a Previdência durante 35 anos sem poder se aposentar após o decurso desse tempo.

A emenda que seria destacada, segundo Dutra, não é dele nem da oposição, mas do então candidato Fernando Henrique Cardoso, conforme a página nº 200 do livro de campanha Mãos à Obra, Brasil.

O senador frisou, ainda, que o PT votará contra a manutenção de tratamento diferenciado para os magistrados e a favor da extinção do Instituto de Previdência dos Congressistas e da sugestão de Beni Veras para a questão da paridade entre ativos e inativos da União.

23/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim defende proposta alternativa para Previdência

Sérgio Cabral defende proposta que fixa novo teto para Previdência

DUTRA: DISCURSO DE FREIRE COMPROVA QUE SENADO NÃO É APENAS ESPETÁCULO

FREIRE: SENADO DEVE DISCUTIR REGIME UNIFICADO PARA PREVIDÊNCIA

DUTRA: POBRE CONTRIBUIRÁ POR ATÉ 44 ANOS PARA A PREVIDÊNCIA

Freire apresenta proposta para correção do saldo do FGTS