DUTRA: POBRE CONTRIBUIRÁ POR ATÉ 44 ANOS PARA A PREVIDÊNCIA



O senador José Eduardo Dutra (PT-SE), líder do Bloco Oposição, afirmou hoje (dia 14), durante o terceiro dia de discussão da reforma da Previdência pelo plenário, que as pessoas pobres, por começarem a trabalhar geralmente aos 16 anos de idade, poderão contribuir poraté 44 anos para receber aposentadoria, aos 60 anos de idade, como prevê o substitutivo do senador Beni Veras (PSDB-CE).

Dutra assinalou que considera justo introduzir o fator idade mínima nas aposentadorias, mas acha que as pessoas de baixa renda deveriam ter o direito de pedir o benefício antes dos 60 anos. Para ele, pessoas da classe média geralmente começam a trabalhar entre 23 e 25 anos de idade. Assim, quando elas completarem 60 anos de idade, terão contribuído de 35 a 37 anos para o sistema previdenciário, ou seja, de 7 a 9 anos a menos que trabalhadores de baixa renda.

Caso o relator não aceite emenda para reduzir a idade mínima para trabalhadores de baixa renda, na opinião de Dutra, poderá haver aumento na sonegação para o INSS e crescimento do mercado informal. "Isso pode levar o patrão a propor ao empregado com menos de 25 anos que os dois não paguem INSS, porque nessa idade a contribuição não contará para a aposentadoria", previu o senador.

- Não podemos nos esquecer que as pessoas de baixa renda têm uma expectativa de vida menor que trabalhadores de baixa renda, por causa de suas próprias condições de vida. Enfim, esses trabalhadores contribuirão por mais tempo e irão usufruir da aposentadoria por menos tempo - disse Dutra.



14/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa diz que reforma da Previdência vai prejudicar a população pobre

DUTRA DEFENDE PROPOSTA DE FREIRE PARA PREVIDÊNCIA

DUTRA: REFORMA DA PREVIDÊNCIA PODE ACABAR COM OS MARAJÁS DA PM

DUTRA QUESTIONA REDAÇÃO FINAL NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

DUTRA QUER EVITAR DESVIO DE DINHEIRO DA PREVIDÊNCIA

Dutra quer reduzir mandato de senador para seis anos