DUTRA QUER EVITAR DESVIO DE DINHEIRO DA PREVIDÊNCIA



O senador José Eduardo Dutra (PT-SE), líder do Bloco Oposição, alertou, no último dia de discussão em plenário da reforma da Previdência, que o dinheiro arrecadado pela Previdência com base no faturamento e receita das empresas poderá ser desviado, se mantido texto do inciso X do artigo 167 do substitutivo do senador Beni Veras (PSDB-CE). Ele apresentou emenda proibindo o governo de usar, fora da Previdência, qualquer arrecadação previdenciária.

- É salutar a decisão do relator de introduzir algumas vedações. Não entendemos porque ele não quis estender a proibição quando se trata de arrecadação baseada no faturamento ou receita das empresas, até porque no futuro crescerá essa arrecadação, em detrimento das contribuições baseadas na folha de pagamentos - justificou.

Caso o relator acate sua emenda,será possível evitar "o que aconteceu no passado, quando dinheiro da Previdência bancou a construção da Transamazônica e da ponte Rio-Niterói".

Outra emenda apresentada por José Eduardo Dutra, e justificada durante a discussão da matéria, prevê que a lei complementar que tratará da previdência dos militares deverá refletir suas peculiaridades, mas observando, no que couber as condições de aposentadoria, de limite de idade, de reajuste e de pensões dos servidores civis em geral.



18/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Amir quer evitar desvio do dinheiro da sobretaxa de energia

Paim critica desvio de dinheiro da Previdência Social para outros fins

Desvio de dinheiro ou má conduta na Previdência Social pode se tornar crime hediondo

PSDB quer convocar ministro do Esporte para explicar denúncia de desvio de dinheiro

DUTRA QUER MUDAR TEMPO VERBAL PARA EVITAR DÚVIDAS SOBRE DIREITOS

Carlos Bezerra quer evitar "doação" de dinheiro público a empresas falidas