Amir quer evitar desvio do dinheiro da sobretaxa de energia



O senador Amir Lando (PMDB-RO) apresentará nesta segunda-feira (dia 21) projeto de lei complementar prevendo como serão aplicados os recursos que o governo obterá com a cobrança de sobretaxas aplicadas ao consumo residencial de energia que passar de 200 quilowatts por mês.

Conforme o plano de racionamento divulgado pelo Executivo, quem não economizar 20% terá uma sobretaxa de 50% na faixa de 201 a 500 quilowatts. Acima disso, a sobretaxa será de 200%. Só não será sobretaxado quem gastar por mês menos que 200 quilowatts.

A idéia é proibir qualquer regulamentação do uso deste dinheiro por medidas provisórias ou portarias, sob o argumento de que os recursos devem ser aplicados apenas na construção de futuras usinas geradoras de eletricidade. Para ele, caso o projeto seja aprovado pelo Congresso, os ministros da Fazenda e do Planejamento e o secretário do Tesouro Nacional estarão incorrendo em crime de responsabilidade se usarem o dinheiro da sobretaxa em outras coisas.

Para o senador Amir Lando, a arrecadação desse dinheiro extraordinário não desobriga o governo da apresentação de verbas para a construção de hidrelétricas, termelétricas e usinas nucleares no orçamento de 2002.

18/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


DUTRA QUER EVITAR DESVIO DE DINHEIRO DA PREVIDÊNCIA

PSDB quer convocar ministro do Esporte para explicar denúncia de desvio de dinheiro

Carlos Bezerra quer evitar "doação" de dinheiro público a empresas falidas

Ademir: população deve acionar a Justiça para não pagar sobretaxa por energia elétrica

Serys denuncia desvio de dinheiro da Seguridade

REQUIÃO DENUNCIA DESVIO DE DINHEIRO NO PARANÁ