Edison Lobão analisa resultados da educação pública



Ao registrar nesta segunda-feira (27) que o Brasil atingiu índice próximo de 76% de jovens na escola, o senador Edison Lobão (PFL-MA), embora reconhecendo que este é um avanço significativo, alertou para o fato de que o quantitativo não pode ser valorizado em detrimento do qualitativo. Ele lembrou que profissionais de educação advertem para o perigo da supervalorização de recursos e meios modernos, em detrimento do elemento humano e da didática.

Edison Lobão ressaltou que a preocupação de manter turmas cheias de alunos sem a devida preparação do corpo docente pode esconder, na opinião de especialistas, estratégias dos governos para maquiar as estatísticas educacionais ante as exigências dos organismos internacionais que financiam programas educacionais no Brasil.

- Por isso, apesar de a universalização ter alcançado resultados promissores, apesar da inquestionável importância dos recursos modernos empregados, a educação apresentada hoje não vem tendo a qualidade que deveria ter - observou o senador.

De acordo com Edison Lobão, há um despreparo geral dos profissionais e, em sua opinião, a política do aumento rápido do número de matrículas é temerária, pois as crianças devem freqüentar a escola, mas não aprenderão com professores mal formados e sem uma política educacional pedagogicamente alicerçada.

No entender do senador, é por isso que, apesar de as crianças estarem nas escolas, os níveis de qualidade estão cada vez mais baixos. Ele lembrou que o Brasil ficou em último lugar na última participação do Brasil em avaliação feita com alunos de ensino médio oriundos de países dos mais variados níveis econômicos.

Lobão ensinou que, para solucionar a crise de crescimento da educação no Brasil, é fundamental o debate para efetivar uma interlocução entre Estado (nos planos federal, estadual e municipal), escola e sociedade. Algumas experiências alternativas, disse o senador, têm mostrado que essa metodologia pode ser implementada com resultados significativos junto à coletividade que convive no ambiente educacional.



27/05/2002

Agência Senado


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