EDISON LOBÃO DEFENDE A GOVERNADORA ROSEANA SARNEY



O senador Edison Lobão (PFL-MA) ocupou hoje (dia 17) a tribuna para defender a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, das denúncias levadas ao plenário pelo senador Epitácio Cafeteira (PPB-MA) sobre o pagamento de R$ 33 milhões por uma rodovia não construída naquele estado. Lobão disse que fazia a defesa na qualidade de correligionário, de líder político que ajudou na eleição da governadora e como amigo pessoal.

Para Lobão, as acusações têm "motivação meramente eleitoral e política", uma vez que a estrada teve início em 1990, antes mesmo da posse da governadora Roseana Sarney, ocorrida em 1995. "Se não, por que as denúncias não foram feitas na época?", questionou o senador.

Edison Lobão leu uma nota oficial do governo do estado do Maranhão, datada de 28 de maio de 1998, em que o secretário de Comunicação, Antonio Carlos Lima, afirma que as obras na estrada foram feitas em períodos anteriores ao governo Roseana Sarney, que o contrato da estrada foi cancelado e aberta nova concorrência pública para conclusão da obra, e que os débitos passados têm de ser honrados pelo estado.

A nota diz, ainda, que o mesmo tem sido feito com a dívida de US$ 400 milhões contraída pelo então governador Epitácio Cafeteira para ampliação do sistema de abastecimento de água de São Luís, obra que teve os recursos totalmente gastos e não foi concluída. Segundo a nota, não houve no contrato da estrada, que vem desde 1990, nenhuma denúncia relativa a superfaturamento, e a denúncia, agora, não passa de manobra eleitoreira; A nota informa que a governadora determinou abertura de processo criminal e ação de danos morais contra o senador Epitácio Cafeteira e o deputado estadual Aderson Lago.

Em aparte, o senador Bello Parga (PFL-MA) disse que o acusador não revelou que o Tribunal de Contas do Maranhão aprovou todas as contas do governo Roseana Sarney de 1995 e 1996. "Bastou as pesquisas mostrarem que o senador Cafeteira estava em desvantagem em relação à governadora Roseana, que surgiu essa acusação sofista", concluiu Parga.

Lobão contestou ainda a acusação de que existe hoje no Maranhão um clima de coação e submissão, pelo fato de deputados estaduais terem assinadodocumento impedindo que uma comissão da Assembléia Legislativa fosse até a estrada confirmar in loco que as obras não foram realizadas. O senador lembrou que é difícil um ex-ocupante de cargo no poder Executivo escapar de acusações graves e que o próprio Epitácio Cafeteira foi vítima desse tipo de acusação quando deixou o cargo de governador.



17/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


EDISON LOBÃO ELOGIA ATUAÇÃO DE SARNEY FILHO

EDISON LOBÃO DEFENDE REFORMA TRIBUTÁRIA

EDISON LOBÃO DEFENDE CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Edison Lobão defende retomada do crescimento econômico

Edison Lobão defende reabertura ampla do Refis

EDISON LOBÃO DEFENDE TRANSPORTES EM HIDROVIAS E FERROVIAS