EDISON LOBÃO DEFENDE CURSOS PROFISSIONALIZANTES



Ao manifestar sua confiança no ministro da Educação, Paulo Renato, o senador Edison Lobão (PFL-MA) afirmou hoje (dia 8) que espera ver ações no sentido de fortalecer e disseminar o ensino profissionalizante de segundo grau no Brasil, "com o mesmo vigor com que outras campanhas têm sido levadas adiante pelo MEC". Esses cursos, acrescentou, são a solução para que estudantes do segundo grau ingressem no mercado de trabalho.

Lobão pediu ao Executivo que envie ao Congresso propostas "para uma institucionalização mais agressiva dos cursos profissionalizantes". Referiu-se o senador a pesquisa divulgada recentemente pelo ministério, realizada junto a 429 mil estudantes do 2º grau por ocasião do Exame Nacional de Cursos: 17,4% dos entrevistados não pensam em curso superior e desejam receber prepara para o ingresso no mercado de trabalho e 11,6% querem procurar emprego.

-O resultado da pesquisa surpreendeu as altas autoridades da República, mas a mim, não. A pesquisa vem demonstrar a aspiração do jovem brasileiro por uma qualificação profissional que o País, até agora, não lhe tem oferecido condições para efetivar - afirmou o senador, ponderando que os cursos profissionalizantes deviam merecer absoluta prioridade no Brasil.

Para Edison Lobão, somente com a ajuda e incentivo do governo poderão ser implantados cursos profissionalizantes nas escolas brasileiras, principalmente no Nordeste. "Os estados, principalmente os nordestinos, não têm condições de manter tais cursos, que exigem equipamentos e professores que superam as possibilidades dos erários estaduais e municipais", assinalou.

O senador espera que a manifestação do ministro Paulo Renato no sentido de que o MEC passe a dar prioridade máxima ao ensino técnico - apoiada no acordo assinado anteriormente com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor global de US$ 500 milhões para expansão e descentralização desse ensino - traduza efetiva vontade política do governo.

08/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


EDISON LOBÃO DEFENDE REFORMA TRIBUTÁRIA

Edison Lobão defende retomada do crescimento econômico

Edison Lobão defende reabertura ampla do Refis

EDISON LOBÃO DEFENDE TRANSPORTES EM HIDROVIAS E FERROVIAS

EDISON LOBÃO DEFENDE A GOVERNADORA ROSEANA SARNEY

Edison Lobão defende restrições legais à venda e à propaganda de bebidas alcoólicas