Ideli ressalta retomada do emprego e do crescimento econômico



A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), chamou a atenção nesta quarta-feira (30) para a queda do desemprego na Grande São Paulo, em maio, de 20,7% para 19,7%, conforme pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-econômicos (Dieese). Foram criadas 157 mil vagas. Esse desempenho reflete a retomada da atividade econômica, de acordos com números apresentados pela parlamentar.

Ideli observou que esse foi o maior número de empregos já criados na região em um único mês desde o início da pesquisa, em 1985. E que os postos de trabalho surgiram em todos os setores: 54 mil na indústria; 51 mil nos serviços; 42 mil no comércio; e 10 mil nos serviços domésticos e na construção civil.

Outro dado anunciado pelo Dieese foi a elevação da jornada de trabalho de 43 para 44 horas semanais, indicando aumento da atividade, com perspectiva de abertura de novas vagas. Houve também aumento da massa de rendimentos de 5% na indústria, mas a senadora ponderou que a recuperação da renda de um modo geral, e com mais vigor, deve ocorrer numa próxima etapa. Ela explicou que primeiro as empresas eliminam a capacidade ociosa, sem aumentar o quadro de empregados, em seguida contratam mais gente, e só depois passam a dar aumentos.

- Trago aqui esses indicadores positivos, já que há uma grande tendência a valorizarem só o lado negativo - afirmou Ideli, que recebeu apoio do senador Ney Suassuna (PMDB-PB).

Outra notícia considerada boa pela senadora é a possibilidade de o país crescer 4%, e não 3,5%, como havia sido previsto inicialmente. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a taxa de investimento chegou a 19,3% no primeiro trimestre deste ano, o melhor resultado em dois anos e meio.



30/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral defende retomada do crescimento econômico e mudanças no Programa Primeiro Emprego

Edison Lobão defende retomada do crescimento econômico

Alvaro Dias defende a retomada do crescimento econômico

CAE DISCUTE RETOMADA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO COM TÁPIAS E CALABI

Mercadante: Congresso pode aprofundar a retomada do crescimento econômico

CAE aprova projetos que favorecem a retomada do crescimento econômico, diz Alcântara