EDISON LOBÃO PEDE INCENTIVOS ÀS EXPORTAÇÕES



O senador Edison Lobão (PFL-MA) afirmou hoje (dia 11) que o governo federal não pode controlar a balança comercial em razão das dificuldades que são criadas para a exportação de alguns produtos. Em sua opinião, a exemplo de outros países, o Brasil deve investir mais em marketing e feiras, estimulando e incentivando a venda dos produtos brasileiros no exterior. Ele destacou que o país, considerado a 8ª economia do mundo, participa apenas com 1% nas exportações mundiais.

Edison Lobão disse que o Brasil desejou nesse meio século mantersuperavit na balança comercial pela estratégia, entre outras, do controle de importações. No entanto, com a abertura comercial de hoje, vê agravar-se o problema das contas externas.

Entre outros obstáculos a um maior incremento das vendas externas do Brasil no setor de exportações, Edison Lobão citou a inadequação da política de exportação, a fragilidade do sistema de defesa comercial, além de falhas no Sistema Tributário - segmento mais importante na correção de preços dentro da competição externa.

Em aparte, o senador Osmar Dias (PSDB-PR) criticou a falta de critério do governo no caso das importações e destacou que se não fosse a contribuição da agricultura, a dívida do país seria maior. Também defendeu uma política externa mais agressiva para as nossas exportações, assinalando que, do contrário, será irreversível o controle do déficit público.



11/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Edison Lobão pede recuperação de rodovias federais no Maranhão

Edison Lobão homenageia servidor e pede reconhecimento à categoria

Edison Lobão pede que CCJ vote matérias com maior rapidez

Edison Lobão pede mais ação contra trabalho escravo

Edison Lobão pede que ministro da Justiça resolva de vez problemas com os índios Guajajaras

Presidente da Fiesp visita Edison Lobão e pede pressa na aprovação do projeto sobre PPPs