Edison Lobão volta a defender a revitalização do Rio Itapecuru



Ações de recuperação do Rio Itapecuru, que abastece cerca de 2,4 milhões de pessoas em 49 municípios do Maranhão, voltaram a ser defendidas em Plenário pelo senador Edison Lobão (PFL-MA). Embora afirme a incapacidade financeira do governo estadual de recuperá-lo sem apoio federal, Lobão comemorou iniciativas recentes na esfera local destinadas a identificar e combater os problemas ambientais que ameaçam o -Rio da Integração Maranhense-.

Ao editar decreto instituindo 2003 como o Ano Estadual dos Recursos Hídricos do Maranhão, o governador José Reinaldo dá continuidade, segundo o senador pefelista, ao projeto de revitalização hidroambiental da bacia hidrográfica do Itapecuru. Também coube ao governador integrar prefeitos e magistrados das comarcas da região ao mutirão de socorro ao rio.

Em paralelo a essas iniciativas, Edison Lobão destacou a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar pelo Tribunal de Contas do Maranhão, que, em vistoria à cabeceira do Itapecuru, constatou a ocorrência de crimes ambientais impunes. Assinalou ainda a realização do Seminário Rio Bio-Dinâmico: o Itapecuru, onde foram aprovadas moções dirigidas a solucionar graves problemas associados ao rio, como a pesca predatória, o desmatamento, a poluição por esgoto doméstico, agrotóxicos e resíduos industriais.

- Os níveis das cargas já superam a capacidade do próprio rio de se autodepurar. Comprometem a água para consumo humano, aumentando a incidência de doenças de veiculação hídrica - alertou.

Segundo o senador, a vazão do rio, que há dez anos era de 200 metros cúbicos por segundo, caiu para cerca de 140 metros cúbicos por segundo.

Diante da insuficiência de verbas para o estado tocar sozinho a revitalização do rio, e por entender que essa -riqueza fluvial- não pertence só ao Maranhão, mas ao Brasil, Edison Lobão diz esperar o auxílio da ministra do meio ambiente, a senadora licenciada Marina Silva (PT-AC), nessa tarefa.

- O êxito que resultar desse esforço consagrará, sem dúvida, as administrações que nele se empenharam - disse.



12/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão comemora aprovação de projeto sobre revitalização do Rio Itapecuru

Lobão quer preservar o rio Itapecurú, no Maranhão

Edison Lobão recebe presidente do STJ

EDISON LOBÃO CONDENA VANDALISMO DO MST

Edison Lobão parabeniza Fundação Dom Cabral

Edison Lobão saúda o Dia Internacional da Mulher