Eduardo Amorim se manifesta contra empréstimo para Sergipe



O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) se manifestou contrário ao empréstimo de R$ 727 milhões do BNDES para estado de Sergipe por meio do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste). Para o senador, um novo empréstimo trará prejuízos, já que o estado já está muito endividado.

- Sabemos que, para quem está endividado, um novo empréstimo com certeza não é a solução. Solução é fazer o dever de casa, [fazer] as economias necessárias, colocar a máquina para funcionar devidamente – disse.

Eduardo Amorim afirmou que a gestão pública não tem compromisso só com o presente, mas com o futuro do estado. O senador afirmou que ano a ano, desde 2009, o governo do estado vem tomando dinheiro emprestado e, mesmo assim, Sergipe é o sexto estado mais violento do Brasil e não avançou em temas como saúde e segurança pública.

- Em 1998, a dívida pública do Sergipe era de R$ 829 milhões, hoje já passa de 2,4 bilhões até agosto deste ano. Um número três vezes maior em pouco mais de 3 anos. É preocupante – ressaltou.

Ele afirmou não pactuar com o atual contexto vivido pelo estado: de dívidas, falta de planejamento e de improvisação administrativa. E destacou que o foco do governo deveria ser na qualidade dos gastos.

- Em algum momento essa dívida terá que ser paga, o que nos sinaliza que o fundo do poço talvez ainda não tenha chegado. Poderá chegar no momento em que começarmos a pagar e, talvez, até atrasar salários de servidores, coisa que no nosso estado nunca se fez – disse.



12/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Amorim cobra solução para problemas de produtores de Sergipe

Eduardo Amorim: Marcelo Deda abriu caminho para nova geração de políticos no Sergipe

Eduardo Amorim se diz preocupado com endividamento de Sergipe

Eduardo Amorim comemora os 40 anos da TV Sergipe

Eduardo Amorim denuncia o aumento da violência em Sergipe

Eduardo Amorim aponta principais problemas de Sergipe