José Jorge condena política externa do governo Lula



O senador José Jorge (PFL-PE) apontou, nesta sexta-feira (5) em Plenário, o que considera o "fracasso" da política externa do governo Luiz Inácio Lula da Silva, principalmente após a decisão do presidente Evo Morales de nacionalizar as jazidas de petróleo e gás natural na Bolívia, inclusive as que são exploradas pelo Brasil. O senador lembrou que a atitude atinge diretamente a empresa brasileira Petrobras, com prejuízos de mais de US$ 1 bilhão, e coloca em risco o abastecimento de gás natural, que deve ter seu preço elevado.

VEJA MAIS

- Problema em relação ao qual o governo brasileiro não consegue impor o interesse nacional - lembrou.

Ele criticou a postura do presidente Lula que classificou de "inepta durante a crise" e recomendou também que o ministro Marco Aurélio Garcia, assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, tenha sua atuação mais pautada pelo interesse nacional e menos pela política. O senador pediu que o presidente escolha apenas um representante para defender os interesses brasileiros no exterior, função que, a seu ver, está sendo dividida entre Garcia e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

- Peço que deixe de privilegiar países com os quais tem afinidade político-cultural e faça a defesa efetiva dos interesses nacionais - disse o parlamentar.

José Jorge citou outros exemplos de gestões que considera "fracassadas" na política externa brasileira. Para o senador, estão nessa lista as tentativas do governo Lula de ganhar um assento no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e de dirigir a Organização Mundial de Comércio (OMC) e o Banco Interamericano e também a falta de resultados na atuação brasileira no Haiti, país no qual o Brasil está no comando das tropas de paz da ONU.

- A má condução da política externa brasileira está atingindo diretamente o interesse brasileiro no estrangeiro, com implicações para nossa economia - ressaltou.



05/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge critica política educacional do governo Lula

José Jorge comenta apoio de Collor a Lula e diz que José Dirceu pode voltar ao governo

Fátima Cleide aplaude política externa do governo Lula

Eduardo Azeredo critica política externa do governo Lula

Collor pede a Lula que dê mais atenção à política externa do governo

Alvaro Dias: política externa do governo Lula contraria tradição democrática brasileira