Eduardo Azeredo e membros do Conselho da Europa discutem legislação sobre crimes cibernéticos



Com o objetivo de discutir a polêmica proposta que tramita no Senado sobre crimes cibernéticos - que inclui os praticados na Internet - e a possível adesão do Brasil à Convenção de Budapeste, reuniram-se nesta terça-feira (27), em Brasília, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e dois membros do Conselho da Europa: Jean-Charles de Cordes, chefe da Divisão de Combate aos Crimes Cibernéticos e Crime Organizado do conselho, e Marco Gercke, professor da Universidade de Colônia, na Alemanha.

Em entrevista à Agência Senado, Azeredo afirmou que Jean-Charles de Cordes e Marco Gercke reiteraram a posição do Conselho da Europa, o qual defende a adesão do Brasil à Convenção de Budapeste, que trata dos chamados cibercrimes.

O senador também ressaltou que a proposta que tramita no Senado, da qual ele é o relator, foi baseada nas orientações dessa convenção. O texto - a rigor um substitutivo que ele apresentou a três projetos de lei: PLC 89/03, PLS 76/00 e PLS 137/00 - tipifica os crimes de "roubo" de senhas pela Internet, a falsificação de cartões de crédito, a difusão de vírus, a divulgação de bancos de dados, o racismo e a pedofilia praticados pela Internet, entre outros delitos. Azeredo disse esperar que o texto seja aprovado no Senado no segundo semestre deste ano, para ser então encaminhado à Câmara dos Deputados.

A matéria, no entanto, enfrenta resistências no Congresso e é alvo de diversas críticas - como a de que afrontaria direitos individuais e desrespeitaria a privacidade dos usuários da Internet - devido a algumas medidas, como a que previa a obrigatoriedade de identificação prévia dos usuários de Internet, com a punição daqueles que não se cadastrassem com esse objetivo.

- A base da proposta continua a mesma, mas sempre deixei claro que um ponto ou outro pode ser alterado - declarou Azeredo, acrescentando que a adesão à Convenção de Budapeste pode ocorrer independentemente da aprovação dessa matéria.

O senador lembrou que Jean-Charles de Cordes e Marco Gercke participarão, nesta quarta-feira (28), do seminário "Crimes cibernéticos e investigações digitais", a ser realizado na Câmara dos Deputados, no auditório Nereu Ramos. Mais informações sobre o seminário em http://www2.camara.gov.br/camaraFaz/destaques/seminario-discute-crimes-na-internet



27/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Azeredo comenta conferência sobre crimes cibernéticos

Membros do Comitê Gestor da Internet apontam falhas na legislação brasileira que prejudicam o enfrentamento a crimes cibernéticos

Azeredo defende projeto sobre crimes cibernéticos

Azeredo participa de conferência mundial sobre cooperação contra crimes cibernéticos

Azeredo faz apelo por votação de proposta contra crimes cibernéticos

Azeredo defende manutenção do projeto que pune crimes cibernéticos