Eduardo defende redivisão territorial e informação no combate ao crime



O combate à criminalidade no país deve passar pela redivisão territorial e pelo aperfeiçoamento dos serviços de informação do sistema de segurança pública. Isso foi o que defendeu em Plenário o 2º vice-presidente do Senado, Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), nesta segunda-feira (10), ao comentar as recentes ações dos governos estadual e federal no combate à violência no Rio de Janeiro.

Na oportunidade, Eduardo Siqueira Campos aplaudiu a iniciativa da União de socorrer a população do estado, quando do acirramento de episódios violentos, colocando o Exército nas ruas e transferindo o traficante Fernandinho Beira-Mar para o interior de São Paulo. Em contrapartida, criticou a decisão da governadora do Rio, Rosinha Matheus, de recusar a permanência do Exército no policiamento, a federalização de presídios de segurança máxima e a manutenção de uma política conjunta para enfrentamento da crise na segurança pública.

- Encareço à governadora para que retome as negociações com o governo federal, para não perder esse importante apoio diante de tão grave problema - apelou.

De passagem pelo Rio de Janeiro, no último final de semana, Eduardo Siqueira Campos disse ter visto a população perplexa diante do argumento da governadora de recusar a continuidade do apoio federal sob pena de ver enfraquecida a autonomia do estado.

Sem querer entrar no mérito dessa decisão, o senador tucano afirmou que o auxílio prestado pela União ao Rio de Janeiro na área de segurança foi um gesto louvável e pode ter criado um precedente importante para os demais estados.

- Está na hora de partirmos para um estudo profundo sobre a redivisão territorial do país, senão continuaremos a assistir à inviabilização das grandes cidades - advertiu.

O senador acrescentou que o país vem perdendo a guerra contra o crime por falta de aparelhamento das polícias.

Em aparte, o senador Almeida Lima (PDT-SE) referendou a análise do senador tocantinense sobre o combate à violência e ao crime organizado no Rio de Janeiro. Também mostrou-se favorável à criação de novos territórios e estados no país.

- A descentralização vem fortalecer a federação e melhorar a oferta de serviços públicos às comunidades - disse.



10/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo elogia entrevistas do presidente e defende redivisão territorial

Eduardo Siqueira Campos defende redivisão territorial do país

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS PROPÕE REDIVISÃO TERRITORIAL

ARRUDA DEFENDE REDIVISÃO TERRITORIAL

Mozarildo defende redivisão territorial do Brasil

Mozarildo defende redivisão territorial do Pará