Mozarildo defende redivisão territorial do Brasil
O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) defendeu a criação dos estados do Solimões, com a divisão do Amazonas; do Tapajós, com a divisão do Pará; do Triângulo, na área do chamado Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, e dos territórios federais do Rio Negro, no Amazonas; e do Araguaia, no Tocantins. O senador explicou que a criação de novas unidades federativas é a única maneira de levar o desenvolvimento a essas regiões e redesenhar o mapa demográfico do país, atenuando os efeitos da migração desordenada para os estados mais ricos.
Mozarildo lembrou que o estado de Roraima, do qual é representante no Senado, é o que tem maior crescimento demográfico no Brasil, devido à migração de brasileiros que buscam um futuro melhor. "Essa dinâmica só se estabeleceu a partir da elevação de Roraima à condição de estado, há 12 anos", explicou. Por isso, ele diz que compreende bem o quanto a autonomia de Roraima significou para o desenvolvimento do novo estado.
O senador lembrou que já conseguiu aprovar no Senado três projetos de decreto legislativo: O PDL n° 18, que convoca plebiscito para a criação do estado do Araguaia; o PDL n° 19, que convoca plebiscito para criação do estado do Tapajós, e o PDL n° 20, que convoca plebiscito para criação do estado do Solimões, todos de 1999. Mozarildo acredita que só a redivisão territorial permitirá o desenvolvimento da região amazônica, que compreende 55% da área do Brasil.
09/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo defende redivisão territorial do Pará
Mozarildo defende projetos de redivisão territorial
Mozarildo protesta contra críticas da imprensa à redivisão territorial do Brasil
João Ribeiro defende redivisão territorial para desenvolver Brasil
Mozarildo quer comissão para estudar redivisão territorial do país
Mozarildo propõe redivisão territorial da Amazônia e transferência de terras a produtores