Mozarildo defende redivisão territorial do Pará
O senador Mozarildo Cavancanti (PTB-RR) defendeu a redivisão do estado do Pará, motivo de plebiscito a ser realizado em dezembro. O parlamentar disse que outros desmembramentos territoriais no país foram bem sucedidos, uma vez que "espaços menores para governar levam o poder público para perto do cidadão, trazendo mais saúde, educação, segurança e emprego".
O parlamentar lembrou a sessão de homenagem ao estado do Amapá, realizada no início da sessão desta terça-feira (13), e disse que, no mesmo dia 13 de setembro de 1943, foram criados os territórios de Roraima - então chamado Boa Vista - e Rondônia - cujo nome era, na época, Guaporé. Também naquela data foram criados os territórios de Iguaçu e Ponta Porã, reincorporados aos estados de origem pela Constituição de 1946.
Mozarildo Cavancanti elogiou a "visão de estadista" do presidente Getúlio Vargas, ao compreender que "a Amazônia não podia existir com estados gigantescos, como o Amazonas, o Mato Grosso e o Pará". A criação dos territórios levou desenvolvimento, ocupou as fronteiras e deu melhores condições de vida à população.
- Hoje Roraima tem 460 mil habitantes, uma universidade federal, uma universidade estadual e seis outras instituição de ensino superior, além de um instituto federal de ciência e tecnologia - exemplificou o parlamentar.
O senador afirmou que "o modelo de desmembramento no Brasil foi exitoso", citando outros estados ainda mais pujantes, como o Mato Grosso do Sul, Tocantins e Brasília.
Ex-constituinte, Mozarildo Cavancanti elogiou a Carta por ter introduzido a exigência da realização de plebiscito antes de qualquer desmembramento territorial. Aos que argumentam contra a divisão do Pará, o senador respondeu que não se trata de dividir, mas de multiplicar o estado. Pela proposta de divisão, seriam desmembrados do Pará os estados de Carajás e Tapajós.
Em aparte, o senador Geovani Borges (PMDB-AP) elogiou o pronunciamento do colega.
13/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo defende redivisão territorial do Brasil
Mozarildo defende projetos de redivisão territorial
Mozarildo quer comissão para estudar redivisão territorial do país
Mozarildo protesta contra críticas da imprensa à redivisão territorial do Brasil
Mozarildo propõe redivisão territorial da Amazônia e transferência de terras a produtores
João Ribeiro defende redivisão territorial para desenvolver Brasil