Eduardo diz que governo Roosevelt deveria ser exemplo para Lula



Os 100 dias do presidente dos Estados Unidos Frank Delano Roosevelt deveriam servir de exemplo para os 500 dias que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva está completando, aconselhou o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) nesta terça-feira (27). De acordo com o senador, Roosevelt, que encontrou a economia em sua maior crise, conseguiu dar uma injeção de ânimo no povo norte-americano e foi o responsável pela recuperação econômica ao propor, logo após a grande depressão, um novo pacto para o desenvolvimento. Algumas falas de Roosevelt seriam excelente tema de reflexão para o presidente Lula, recomendou o senador.

Ao relembrar as preocupações do estadista, Eduardo afirmou que ele conseguiu incorporar no serviço público a confiança nas políticas públicas. Hoje o que se vê é o presidente Lula reclamando da máquina pública, comparou o senador, citando a colunista Dora Kramer, do Jornal do Brasil, que escolheu para seu artigo desta terça o tema "A conspiração dos burocratas", em que afirma que o governo reclama que a burocracia impede a implementação do seu programa.

- Pasmem, o próprio presidente da República reclama da máquina de governo. Se o presidente chega a se preocupar com a lentidão da administração pública, imagine o que pensam os demais brasileiros - afirmou.

Frank Delano Roosevelt se preocupava com as pessoas que o cercavam, contrastou o senador, dizendo que Lula deveria manter mais contatos com os parlamentares para debater temas que interessam à nação. Segundo Eduardo, Lula deveria seguir também o exemplo de Fernando Henrique Cardoso, que procurava conversar com lideranças partidárias no café da manhã.

Outras idéias de Roosevelt, como a expansão de um programa de lotes de subsistência e reabilitação rural, em concordância com as autoridades locais e com o preço da terra, seria outro exemplo a seguir na reforma agrária do Brasil, na opinião do parlamentar. Ele enfatizou não acreditar em reforma agrária feita na base de invasões de terra, como está ocorrendo hoje no país. Para Eduardo, se o governo ficar a reboque do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, não vai conseguir implementar a reforma agrária no país.

Os senadores Hélio Costa (PMDB-MG) e Jefferson Péres (PDT-AM) fizeram apartes comentando o pronunciamento do parlamentar do Tocantins.



27/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio: Dunga é autoritário e deveria seguir exemplo do Santos

Eduardo Azeredo cobra firmeza do governo Lula para fazer cumprir as leis

Para Jefferson, Lula deveria afastar Meirelles até conclusão das investigações

Mão Santa diz que Lula deveria pedir desculpas a jovem presa no Pará

Eduardo diz que apoiará reformas do governo Lula

Eduardo Suplicy: Zilda Arns é exemplo para o Brasil