Eduardo diz que governo vai liberar verbas para ferrovia Norte-Sul
O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) anunciou em Plenário que o ministro dos Transportes, Anderson Adauto, autorizou o gasto de verbas do orçamento da União deste ano para continuação das obras da ferrovia Norte-Sul. -Hoje é um dia de festa para o Tocantins. Ainda não é a liberação do dinheiro, mas está autorizado o gasto-, afirmou o senador nesta terça-feira (25).
A ferrovia, que terá 1.900 quilômetros ligando o Porto de Itaqui (MA) ao estado de Goiás, já opera em 220 quilômetros, 40 deles dentro do estado do Tocantins. Ele disse que o descontingenciamento das verbas orçamentárias para o Tocantins se deve à união da bancadas parlamentares de seu estado e do Maranhão. -Todo ano nós nos reunimos e elegemos a ferrovia como prioridade no orçamento federal para os dois estados.-
- A sinalização dada pelo ministro dos Transportes, que autorizou o empenho das verbas para a ferrovia, mostra que o governo Lula vai continuar a obra - disse.
Ele lamentou que outra obra importante para o Centro-Oeste e a Amazônia, a rodovia Belém-Brasília, esteja numa situação tão crítica -que não precisa mais de operação tapa-buracos-. Ele entende que a rodovia agora -tem de ser reconstruída-. Eduardo Siqueira Campos defendeu ainda que o governo considere prioridade a hidrovia do Tocantins, a qual permitirá a exportação dos produtos agrícolas do Tocantins, de Goiás e do Maranhão a preços competitivos, comparando-se com as safras colhidas no Sul-Sudeste.
25/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Siqueira Campos quer que o governo invista dinheiro do FNO na Ferrovia Norte-Sul
Eduardo registra avanço na Ferrovia Norte-Sul
Eduardo saúda construção de trecho da ferrovia Norte-Sul
EDUARDO APLAUDE INÍCIO DAS OBRAS DA FERROVIA NORTE-SUL NO TOCANTINS
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS DEFENDE PRIVATIZAÇÃO DA FERROVIA NORTE-SUL
Eduardo ressalta importância da Hidrovia Araguaia-Tocantins e da Ferrovia Norte-Sul