Eduardo Siqueira Campos quer que o governo invista dinheiro do FNO na Ferrovia Norte-Sul



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) sugeriu ao governo federal que aplique na continuidade das obras da Ferrovia Norte-Sul os R$ 465 milhões incluídos no Orçamento da União deste ano para o Fundo de Desenvolvimento Regional do Norte (FNO). Ao lembrar, nesta quinta-feira (17), que o dinheiro terá que retornar aos cofres da União se não for gasto até o final do ano, ele informou já ter apresentado a sugestão ao ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu.

Na avaliação do senador por Tocantins, se existe a perspectiva do Brasil voltar a crescer no próximo ano, o governo vai precisar investir em infra-estrutura. Ele lamentou que o Orçamento de 2004 enviado pelo governo ao Congresso não preveja a dotação de recursos para obras importantes como a construção de uma eclusa na barragem de Lajeado (TO), que aumentaria a extensão navegável da Hidrovia Araguaia-Tocantins.

Outro assunto abordado por Eduardo Siqueira Campos foi a aprovação, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do financiamento para a construção do novo campus da Faculdade de Gurupi (TO). Ele explicou que a realização da obra permitirá que aquela faculdade passe a ser enquadrada como Universidade Regional de Gurupi.

Em aparte, o senador João Ribeiro (PFL-TO) informou que os ministros José Dirceu, da Casa Civil, e Ciro Gomes, da Integração Nacional, prometeram tentar viabilizar a alocação de recursos do FNO para a continuidade das obras da Ferrovia Norte-Sul. Ele disse que recebeu a notícia em reuniões das quais participou nos dois ministérios, nesta quarta-feira.

Já o senador Duciomar Costa (PTB-PA) comentou que outra obra fundamental para melhorar a infra-estrutura do país é a pavimentação da BR-163, que liga Santarém (PA) a Cuiabá (MT). Ele destacou que a conclusão da estrada diminuiria os custos para exportação da soja brasileira. Por sua vez, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) cobrou recursos para a conclusão da rodovia Fernão Dias, que liga Belo Horizonte (MG) a São Paulo (SP), e para a recuperação de estradas em todo o país, sobretudo no estado de Minas Gerais.



17/12/2003

Agência Senado


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