Eduardo elogia maior controle do BC sobre correntistas



A disposição do Banco Central de exercer um maior controle sobre as movimentações bancárias, como forma de inibir a prática do crime de lavagem de dinheiro, foi elogiada em Plenário, nesta segunda-feira (10), pelo 2º vice-presidente do Senado, Eduardo Siqueira Campos (PSDB). O senador pelo Tocantins também cobrou do governo federal a criação de um cadastro geral de contas correntes em operação no país.

- Parece-me algo absurdo que não se tenha um maior controle sobre em que banco cada cidadão brasileiro possui conta - comentou Eduardo. Segundo informou, essa precariedade no controle das movimentações bancárias foi constatada durante a CPI do Sistema Financeiro, do Senado, quando se percebeu, em função do envio de ofícios de quebra de sigilo bancário, que o Banco Central desconhecia a instituição financeira em que a pessoa investigada era correntista.

Na opinião do senador, a organização de um cadastro geral de contas correntes sanaria esse problema. A medida chegou a ser objeto de projeto de lei oferecido pelo senador, que foi relator do sigilo bancário na CPI do Sistema Financeiro (1999), mas a proposição foi rejeitada pelo relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o ex-senador Francelino Pereira. A relatoria na CCJ entendeu ser a questão privativa da Presidência da República.



10/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


EDUARDO JORGE NEGA CONTROLE SOBRE LIBERAÇÃO DE VERBAS

CCJ aprova maior controle sobre ferros-velhos

TCU defende maior controle sobre os cartões corporativos

CCJ analisa maior controle sobre agências reguladoras

JUCÁ PROPÕEM MAIOR CONTROLE SOBRE PROPAGANDA

CAE vota maior controle sobre fundos constitucionais