CAE vota maior controle sobre fundos constitucionais



Entre os 11 itens na pauta da reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) desta terça-feira (7) está o projeto de lei do senador Jefferson Péres (PDT-AM) que estabelece um maior controle, pelo Poder Legislativo, das aplicação dos recursos dos fundos constitucionais de financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO). A proposta tem voto favorável do relator, senador Paulo Souto (PFL-BA), e tramita na CAE em caráter terminativo. Ou seja, cabe à comissão aprovar ou rejeitar a proposta, a não ser que haja requerimento pedindo sua votação em Plenário.

O projeto determina que as instituições financeiras responsáveis pela administração dos fundos enviem, para a análise da Comissão Mista Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, a proposta de aplicação dos recursos relativas aos programas de financiamento previstas para o ano seguinte. O envio dessa proposição deve ser feito até 30 de setembro de cada ano. Jefferson Péres também propõe que a Comissão Mista de Orçamento receba, semestralmente, relatórios circunstanciados sobre as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos por cada um dos fundos, acompanhados de demonstrações contábeis devidamente auditadas.

Outra matéria em caráter terminativo na CAE é o projeto do senador José Eduardo Dutra (PT-SE) que corrige distorções na correção dos cálculos dos financiamentos rurais passados, além de regular a forma de suas execuções. O relator, senador José Agripino (PFL-RN), apresentou parecer favorável, com duas emendas à matéria.

Também deve ser votado pela comissão projeto do senador Paulo Hartung (PSB-ES) determinando o comparecimento do presidente do Banco Central - ou de um diretor por ele designado - à CAE, para explicar aos senadores as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom). Outro projeto de Hartung que integra a pauta da CAE determina a presença do presidente do BC na comissão para fornecer explicações sobre a execução da programação monetária do trimestre anterior.

Relator dos projetos, o senador Bello Parga (PFL-MA) apresentou substitutivos para ambos. No primeiro caso, favorável à aprovação do projeto de Hartung, enquanto que o segundo pede a aprovação de outra proposição sobre o mesmo assunto, tramitando conjuntamente, de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investigou o sistema financeiro. Essas propostas ainda serão votadas em Plenário.

Entre as demais propostas a serem votadas pela CAE estão o projeto que determina limites para o comprometimento da receita municipal no pagamento da dívida consolidada; o que obriga a realização de um relatório de impacto econômico e social sobre todas as concessões de serviços públicos; e o que trata da utilização de Certificados da Dívida Pública, pelos contribuintes adimplentes, no pagamento de dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).



03/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO MISTA VOTA RELATÓRIO SOBRE FUNDOS CONSTITUCIONAIS

Fundos de pensão poderão ter maior controle do Senado

PARLAMENTARES DEBATEM MP SOBRE FUNDOS CONSTITUCIONAIS

CAE decidirá sobre aplicação dos Fundos Constitucionais

PARLAMENTARES NEGOCIAM AVANÇOS NA MP SOBRE FUNDOS CONSTITUCIONAIS

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATERÁ MP SOBRE FUNDOS CONSTITUCIONAIS