Eduardo Jorge vai encaminhar documentação para Comissão de Fiscalização e Controle



Na reunião que manteve com o presidente da Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), senador Ney Suassuna (PMDB-PB), na tarde desta quinta-feira (dia 5), o ex-secretário geral da Presidência da República, Eduardo Jorge Caldas Pereira, garantiu que encaminhará, logo após a Semana Santa, cópia do rastreamento que o Banco Central fez no dinheiro desviado das obras de construção do fórum trabalhista de São Paulo. A CFC está dando continuidade às investigações sobre a suposta participação do ex-secretário no desvio destas verbas.

Ney Suassuna explicou que o próprio Eduardo Jorge se ofereceu para ir até seu gabinete ao saber que as investigações poderiam ser agilizadas se o ex-secretário encaminhasse à CFC cópia dos documentos do rastreamento do Banco Central e dos processos existentes contra ele no Ministério Público do Distrito Federal e de São Paulo. "Falei por telefone com Eduardo Jorge e disse que estava preparando um ofício pedindo a documentação e ele, gentilmente, veio buscar o ofício", relatou o senador.

Relator na CFC do processo referente ao caso Eduardo Jorge, Suassuna antecipou que após analisar os documentos avaliará se será necessária a convocação do ex-secretário para prestar depoimento. "Verei se tenho condições ou não de emitir relatório apenas analisando a documentação. Se eu verificar que tem alguma falha, chamarei Eduardo Jorge, os procuradores do Ministério Público que estão tratando do assunto e quem mais seja preciso", completou.

Suassuna lembrou que a CFC já aprovou a quebra do sigilo telefônico do ex-secretário da Presidência e dos sigilos bancários dos seus sócios e irmãos. "Tudo isso já foi aprovado e encaminhado às autoridades competentes", afirmou.

Sobre entrevista concedida por Eduardo Jorge, em que este afirmou que pediria ao Senado uma reparação política caso as denúncias feitas contra ele não sejam comprovadas, Ney Suassuna comentou que o Senado não tem que se retratar com ninguém, porque apenas está cumprindo o seu papel. "Ao Senado cabe averiguar qualquer acusação que exista, qualquer possibilidade de que dinheiro público tenha sido extraviado. É para isso que o povo nos elege", opinou.

05/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Fiscalização e Controle examina caso Eduardo Jorge

COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE ACOLHE SUGESTÃO DO JORGE COUTINHO

Eduardo Jorge fala à Comissão de Fiscalização nesta terça, às 10h

JUCÁ: COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO RESOLVERÁ REQUERIMENTOS SOBRE EDUARDO JORGE

Comissão de Fiscalização decide ouvir Ricardo Sérgio, Eduardo Jorge e procuradores

EDUARDO JORGE NEGA CONTROLE SOBRE LIBERAÇÃO DE VERBAS