Eduardo Lopes diz que cobrança do ICMS na origem faria justiça a estados produtores de petróleo



O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) propôs nesta terça-feira (12) que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) relativo ao petróleo seja cobrado na origem e não no destino. O senador disse que essa seria uma maneira se de fazer justiça aos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, que perderão receitas com a nova distribuição dos recursos dos royalties.

– Vamos tirar os royalties? Então vamos voltar o ICMS para o Rio de Janeiro. Vamos voltar a cobrar o ICMS na origem. Vamos ver se os estados não produtores querem isso - propôs.

Segundo o senador, nos últimos 25 anos o Rio de Janeiro arrecadou com os royalties vinte vezes menos do que teria arrecadado se a cobrança do imposto fosse feita na origem.

Para o senador, a derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff a artigos da Lei dos Royalties, na última semana, foi motivada pelas dificuldades dos estados. Eles teriam visto na derrubada uma oportunidade de receita imediata, mesmo que com o sacrifício de contratos já celebrados.

– A idéia se fortaleceu e, assim, movidas pelo imediatismo e pelo oportunismo, as bancadas dos Estados não produtores de petróleo se movimentaram no sentido de tirar dos entes produtores a maior parte da receita dos royalties – afirmou o senador, que criticou a maneira como a sessão de derrubada dos vetos foi conduzida.

Eduardo Lopes alertou os representantes de estados não produtores para o fato de a derrubada do veto não ser garantia da distribuição igualitária dos recursos, já que os produtores recorreram ao Supremo Tribunal Federal para anular a sessão. O senador disse confiar em uma vitória pela via judicial.

– Acredito que o Supremo, guardião da Constituição vai ser levado pela letra, pelo que está definido na nossa Constituição, não vai ser levado por paixões, por emoções, como nós temos visto.



12/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Lopes defende estados produtores de petróleo e lembra que ‘royalties’ compensam perda de ICMS

CCJ vai debater cobrança de ICMS sobre petróleo e energia por estados produtores

Especialistas são contra cobrança de ICMS por estados produtores de petróleo e energia elétrica

Audiência discute cobrança de ICMS por estados produtores de petróleo e energia elétrica

Expedito Júnior contesta cobrança de ICMS de petróleo e eletricidade nos estados produtores

Garibaldi reivindica cobrança de ICMS sobre petróleo e energia nos estados produtores