Eduardo pede financiamento do BNDES para estudantes pagarem escolas particulares



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) voltou a propor nesta quarta-feira (3) que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destine recursos ao Fundo de Financiamento ao Ensino Superior (Fies). É com recursos desse fundo que os estudantes pagam as despesas com o ensino superior privado.

Aproveitando a repercussão dos números de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a educação no Brasil, Eduardo alertou para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes pobres para custearem a faculdade. O senador lembrou que o acesso dessas pessoas à universidade pública é raro.

De acordo com Eduardo, a importância do tema levou o deputado Oswaldo Biolchi a organizar na Câmara o seminário -Mudanças e Perspectivas do Financiamento Estudantil e na Filantropia-, com o apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE). Um dos pontos em discussão é o bloqueio de recursos das loterias que iriam para o Fies pela Desvinculação de Receitas Orçamentárias (DRU), mecanismo utilizado pelo governo para o aperto fiscal.

No exercício de 2003, por exemplo, a Caixa Econômica Federal (CEF) repassou ao Tesouro Nacional R$ 195 milhões para serem usados no financiamento estudantil, mas somente R$ 68,4 milhões foram efetivamente emprestados.

- A melhor forma de reduzir desigualdades sociais, de integrar à sociedade os segmentos mais pobres é exatamente garantindo uma educação de qualidade, que proporcione o acesso de todos aos bens culturais e econômicos - disse o senador. Ele foi aparteado pelos senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR), que criticaram as prioridades do BNDES.



03/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Siqueira Campos pede que BNDES financie estudantes

Gilvam pede que BNDES acelere financiamento para hidrelétrica do Amapá

Paulo Paim pede aprovação de cotas nas universidades federais para estudantes negros e de escolas públicas

Suassuna: norma para escolas particulares é "lei do calote"

Jayme Campos pede que BNDES estenda prazo de financiamento a municípios

Eduardo pede apoio a projetos que beneficiam estudantes carentes