Eduardo Siqueira Campos pede que BNDES financie estudantes
Em vez de conceder financiamento para outros países, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deveria destinar uma parcela dos seus recursos a estudantes de nível superior para que possam pagar suas matrículas e mensalidades nas faculdades privadas. A sugestão foi apresentada em Plenário pelo senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO).
- Se o BNDES é um banco nacional de desenvolvimento econômico, melhor que ele financie a estrutura interna do país. E se ele também é social, por que não financiar a educação? - indagou Eduardo Siqueira Campos.
O senador pelo Tocantins lembrou que, anualmente, 400 mil jovens chegam ao mercado de trabalho, sendo que a grande maioria não tem diploma de curso superior. Ele também lamentou que os estudantes mais carentes tenham que freqüentar as faculdades particulares, já que os mais abastados geralmente conseguem aprovação nos vestibulares das universidades públicas, que são gratuitas.
Eduardo Siqueira Campos registrou ainda que muitos pais são obrigados a escolher, entre os filhos, um para ingressar no ensino universitário, já que não têm condições financeiras de pagar faculdade para todos eles. Por outro lado, acrescentou, estudantes de classe média, cujas famílias poderiam bancar seus estudos, ocupam as vagas gratuitas das universidades públicas.
20/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Siqueira Campos defende visão estratégica para o BNDES
Eduardo Siqueira Campos pede ações em favor da agricultura
Eduardo Siqueira Campos pede ações de combate à varíola bovina
Eduardo Siqueira Campos pede que requerimento de CPI seja examinado pela CCJ
Eduardo Siqueira Campos pede recursos para eclusa do Lageado
Eduardo Siqueira Campos pede ao presidente medidas contra "a bagunça e o descontrole"