Jayme Campos pede que BNDES estenda prazo de financiamento a municípios



O senador Jayme Campos (DEM-MT) fez um apelo nesta quinta-feira (19) para que o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prorrogue o prazo do financiamento para os municípios comprarem maquinário destinado a construção e conservação de estradas. O senador sugeriu que o prazo, que termina no próximo dia 30 de julho, seja estendido até 30 de dezembro.

Jayme Campos disse que, apesar de a linha de crédito estar disponível desde o ano passado, quase nenhuma prefeitura conseguiu o financiamento por causa da burocracia envolvida ou por falta de orientação adequada. Ele revelou que, dos 21 municípios matogrossensses selecionados para pleitear o financiamento, nenhum ainda conseguiu contratá-lo.

O senador também solicitou que o Senado encaminhe ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, a reivindicação de que seja reduzida a taxa de juros aplicada a essa linha de crédito, pois ainda são altos.

O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) disse, em aparte, que os municípios têm enormes dificuldades para atender às necessidades de suas populações. Ele informou que em Tocantins existem 139 municípios, mas o estado já conta com 320 assentamentos, salientando que a responsabilidade de cuidar das estradas vicinais, além de todas as outras demandas por serviços públicos, é das prefeituras. O senador Paulo Paim (PT-RS) prometeu parceria na defesa dessa reivindicação e torce para que esse financiamento seja estendido aos equipamentos agrícolas.



19/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos pede votação rápida de PEC sobre criação de municípios

Jayme Campos pede votação rápida da PEC sobre criação de municípios

Jayme Campos quer que Ministério Público Federal apure desvio de recursos do BNDES no MT

BNDES amplia prazo para financiamento de projetos de energias alternativas

Jayme Campos comemora aprovação da PEC que regulariza municípios

Jayme Campos: 19 municípios de MT estão à beira da desobediência civil