Eduardo quer criação de Comissão de Defesa da Concorrência e do Consumidor
Entre os setores onde o monopólio domina cada vez mais, está o das telecomunicações, nas mãos de duas ou três empresas e o dos bancos, onde pequenos concorrentes são eliminados diariamente, segundo afirmou Eduardo Siqueira Campos, que se referiu ainda à ameaça sobre o setor elétrico. Para o senador, estrategicamente associações setoriais de cúpula em diversas áreas da economia transformam em monopólio o que seria concorrência. Ele defendeu a criação de mecanismos vigorosos de defesa da sociedade, para que os cidadãos "não fiquem simplesmente à mercê dos interesses dos que dominam o mercado".
A opção governamental pela criação de agências reguladoras para controle e fiscalização de cada setor e defesa do interesse do livre mercado e do consumidor não tem conseguido impedir abusos, na opinião do senador. Para exemplificar isso, Eduardo Siqueira Campos citou recente portaria da Agência Nacional de Saúde liberando as seguradoras de cerca de 400 procedimentos médicos por "razões técnico-financeiras".
- O sistema de agências reguladoras, louvável na teoria, está sendo um desastre na prática, por razões que eu não saberia definir: pode ser falta de instrumentos, falta de competência ou razões menos confessáveis - afirmou o senador.
04/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo defende criação de Comissão de Defesa do Consumidor
Consumidor: Criação da Agência Nacional de Defesa do Consumidor e da Concorrência é tema de debate n
Consumidor: Procon-SP debate a criação da Agência Nacional de Defesa do Consumidor e da Concorrência
Eduardo quer Comissão de Defesa do Consumidor no Senado
Eduardo quer criar no Senado comissão de defesa do consumidor
Eduardo apresenta projeto que cria Comissão de Defesa do Consumidor