Eduardo Siqueira anuncia que japoneses podem financiar 330 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) informou em discurso, nesta segunda-feira (24), que os japoneses poderão financiar a construção de mais 330 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, que já tem 220 quilômetros em operação. Técnicos do Ministério dos Transportes e da Valec, empresa responsável pelas obras da Ferrovia, reúnem-se nesta quarta-feira (26), no Rio de Janeiro, com executivos do Japan Bank for International Corporation (JBIC) para discutir o financiamento.

Quando concluída, a Norte-Sul terá 1.900 quilômetros, ligando o porto de Itaqui, em São Luís (MA), ao estado de Goiás. O primeiro trecho liga Açailândia a Estreito, no Maranhão, onde há uma interligação com a Ferrovia de Carajás. No Tocantins, segundo o senador, já estão prontos 40 quilômetros.

- A Ferrovia Norte-Sul, criticada injustamente quando o projeto foi lançado pelo presidente José Sarney, é de importância estratégica para os estados do centro do país, que poderão escoar sua produção com preços competitivos. Hoje, toda produção agrícola do Tocantins e de Goiás é transportada por caminhões. Esta Ferrovia é o sonho do estado do Tocantins e hoje ninguém questiona sua importância - afirmou.

Eduardo Siqueira Campos disse que os oito deputados federais e os três senadores do Tocantins todo ano se unem para destinar verbas do orçamento da União para a Norte-Sul e para a construção da eclusa na Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, no Rio Tocantins. Infelizmente, acrescentou, as verbas para estas obras têm sido pequenas e nem sempre são liberadas integralmente. A eclusa permitirá que 700 quilômetros do Tocantins sejam navegáveis, também reduzindo custos de transportes no estado.



24/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS DEFENDE PRIVATIZAÇÃO DA FERROVIA NORTE-SUL

Eduardo Siqueira Campos quer que o governo invista dinheiro do FNO na Ferrovia Norte-Sul

João Ribeiro registra inauguração de mais 100 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul

Eduardo registra avanço na Ferrovia Norte-Sul

Eduardo saúda construção de trecho da ferrovia Norte-Sul

Eduardo diz que governo vai liberar verbas para ferrovia Norte-Sul