Eduardo Siqueira Campos critica racionamento na região Norte



A possibilidade de que os estados da região Norte venham a ser obrigados a participar do racionamento de energia, a que já estão sendo submetidas as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, foi criticada pelo senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO). O presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Mário Santos, disse que a Câmara de Gestão da Crise de Energia deverá impor um racionamento de 20% aos estados do Norte, sob a justificativa de que é necessário "elevar o excedente de energia que vem sendo transferido ao Nordeste".

- Tocantins tem tido um crescimento duas vezes e meia maior do que a média nacional e não há nenhuma razão para que, na busca de excedentes, se prejudique o estado - disse o senador, lembrando a construção pelo governo do Tocantins da usina hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, que contribuirá para a diminuição do déficit energético do país.

De acordo com o senador, os estados do Norte devem ter o mesmo tratamento dispensado aos do Sul, que deverão ser incentivados a economizar voluntariamente energia. Ele assegurou que o governo do Tocantins já está estimulando a economia de energia.

- Espero que esta suposta análise técnica do ONS não seja aceita e prevaleça o que disse o presidente Fernando Henrique, que prometeu não prejudicar a região Norte. Isso não exclui a nossa consciência de que devemos colaborar - disse o senador.

06/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS DEFENDE PRIVATIZAÇÃO DA FERROVIA NORTE-SUL

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS: PRIVATIZAÇÃO E EMPRÉSTIMO VIABILIZAM NORTE-SUL

Eduardo Siqueira Campos destaca aumento da arrecadação do ICMS nos estados do Norte

Eduardo Siqueira Campos quer que o governo invista dinheiro do FNO na Ferrovia Norte-Sul

Eduardo Siqueira Campos critica altas taxas dos bancos

Eduardo Siqueira Campos critica Agência Nacional de Saúde