Eduardo Siqueira Campos defende ensino superior para indígenas
Ele contou que no caso do estado que representa, por exemplo, no final do ano passado, a Secretaria de Cultura, em parceria com o ministério da Cultura, lançou o projeto "Conhecendo e Preservando as Culturas Indígenas do Tocantins", com elaboração de documentário fotográfico e vídeo sobre os povos indígenas locais. No estado, informou, vivem povos indígenas das nações Krahô, Apinaué, Xerente e Karajá ( Javaé e Xambioá).Em Mato Grosso, destacou o parlamentar, já estão sendo oferecidos, por meio da Universidade Estadual, cursos de licenciatura exclusivos para os indígenas.
Eduardo também citou matéria recente do jornal O Estado de S. Paulo, em edição do dia 24 de junho, dando conta que, em todo o Brasil, há menos de cem índios freqüentando cursos universitários. A situação legal da questão, esclareceu, é de que o ensino dessas populações, até 1991 como responsabilidade da Fundação Nacional do Índio (Funai), foi transferida para o ministério da Educação.
A meta estabelecida pelo ministério é de que até o ano de 2007, todos os professores de ensino fundamental e médio - incluídos os indígenas - deverão ter concluído o curso superior. Objetivo que, na opinião do senador, ainda está longe de ser alcançado, no que diz respeito aos índios.
04/07/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Siqueira Campos defende verbas do orçamento para obras em TO
Eduardo Siqueira Campos defende visão estratégica para o BNDES
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS DEFENDE EXAME ANTI-AIDS PARA GESTANTES
JÚLIO CAMPOS DEFENDE POLÍTICA PARA O ENSINO SUPERIOR
Eduardo Siqueira Campos defende Marconi Perillo
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS DEFENDE FORTALECIMENTO DOS MUNICÍPIOS