Eduardo Siqueira Campos pede ações em favor da agricultura
O senador defendeu o desenvolvimento de tecnologias agrícolas adequadas à variedade de solos e de ecossistemas que caracterizam o país, lamentando a escassez de verbas destinadas à centros de pesquisa agrícola, como a Embrapa e escolas técnicas. Eduardo Siqueira Campos lembrou que a questão do Zoneamento Agro-Ecológico já tem sido objeto de debate no Senado.
Para ampliar e desenvolver a agricultura nacional, na avaliação do senador, é necessário que o governo viabilize, em condições razoáveis de juros e prazos, a abertura de financiamentos agrícolas destinados à aquisição de insumos e à disponibilização de terras.
Eduardo Siqueira Campos classificou como urgente a integração das políticas de infra-estrutura, especialmente as políticas de transporte, de ocupação territorial e de produção agrícola. Essas políticas, acrescentou, tradicionalmente têm sido geridas de forma dissociada.
O senador parabenizou os agricultores do estado do Tocantins, informando que a previsão da safra de grãos naquele estado para este ano gira em torno de 670 mil toneladas. Ele agradeceu às autoridades pelo esforço em favor da melhoria das condições de produção agrícola, dizendo, no entanto, que ainda há uma "imensa tarefa" a ser feita para promover a agricultura brasileira.
05/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Siqueira Campos pede ações de combate à varíola bovina
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS DEFENDE AÇÃO MAIS AGRESSIVA EM FAVOR DO TURISMO
Eduardo Siqueira Campos quer ampliar agricultura irrigada no país
Eduardo Siqueira Campos pede que BNDES financie estudantes
Eduardo Siqueira Campos pede que requerimento de CPI seja examinado pela CCJ
Eduardo Siqueira Campos pede recursos para eclusa do Lageado