Eduardo Suplicy elogia trabalho da Comissão Nacional da Verdade



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou o trabalho da Comissão Nacional da Verdade e de outras comissões legislativas que têm trabalhado na investigação do período da ditadura militar. O senador ressaltou que, por meio do trabalho dessas comissões, é possível conhecer fatos que entristecem o país, como muitos dos ocorridos durante o tempo em que os militares comandaram o Brasil.

- E aqui ressalto o quão importante é o trabalho da Comissão Nacional da Verdade e de cada uma das comissões que estão revelando esses fatos que, na medida em que se tornarem bem conhecidos, estarão colocados na nossa memória para que fatos dessa natureza nunca mais possam acontecer em nosso Brasil – declarou o senador.

Suplicy lembrou que, em uma das recentes entrevistas feitas pela Comissão Nacional da Verdade, um coronel confirmou que o Exército montou uma farsa para justificar o desaparecimento do deputado Rubens Paiva. Outra testemunha assumiu ter participado da armação, inclusive incendiando o carro do deputado. A versão oficial das Forças Armadas era de que guerrilheiros teriam sequestrado Rubens Paiva.

Suplicy lembrou que o deputado morreu em janeiro de 1971 e seu corpo nunca foi encontrado. O senador ainda leu um texto publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, de autoria de Marcelo Rubens Paiva, filho do deputado Rubens Paiva. No texto, Marcelo fala sobre a prisão do pai e do relacionamento com a mãe, Eunice Paiva, que também chegou a ser presa pelo regime militar.



26/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Suplicy anuncia instalação da Comissão Nacional da Verdade

Eduardo Suplicy destaca importância da Comissão da Verdade

Suplicy destaca trabalho das comissões da Verdade

Marta Suplicy comemora instalação da Comissão da Verdade

Comissão da Verdade: Aloysio Nunes elogia escolha de integrantes

Observatórios universitários vão acompanhar trabalho da Comissão da Verdade