LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA LIVRO DO ECONOMISTA CELSO FURTADO



O livro do ex-ministro, economista e professor Celso Furtado, intitulado O Longo Amanhecer, lançado recentemente é, no entender do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), "uma excelente oportunidade para que os leitores possam aprender lições essenciais sobre o Brasil". A obra, conforme informou o senador, se dedica à reflexão sobre a ordem econômica mundial e às modificações do papel desempenhado pelo Brasil na era da globalização.
Lúcio Alcântara disse que o livro faz duras críticas à atual política econômica, analisa o aprofundamento das desigualdades sociais e condena a constante interferência do Fundo Monetário Internacional (FMI) na economia brasileira. De acordo com o senador, o autor também se mostra preocupado com relação ao elevado grau de endividamento externo o qual, conforme alerta, "poderá levar o país a um estrangulamento político de dimensões catastróficas".
Para que o país saia do atual impasse, a obra O Longo Amanhecer, segundo Alcântara, propõe três frentes distintas: reversão do processo de concentração patrimonial e de renda, prioridade ao social e formulação de um novo modelo de inserção no processo de globalização, de modo a conciliar a criação de empregos com a orientação de investimentos para o mercado interno.
- O livro se organiza com tal harmonia que o pensamento do professor Celso Furtado flui como uma voz carregada de sabedoria, iluminada pela experiência do tempo, soprada pela leveza de um espírito humanista. São sete capítulos independentes entre si, mas que guardam uma relação de reciprocidade discursiva muito curiosa, pois mantêm um laço de encadeamento e complementaridade argumentativa de extrema vitalidade intelectual - concluiu Lúcio Alcântara

13/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA LIVRO DO ECONOMISTA CELSO FURTADO

EDUARDO SUPLICY HOMENAGEIA OS 80 ANOS DO ECONOMISTA CELSO FURTADO

Mão Santa exalta Celso Furtado como economista de orientação social

BENEDITA ELOGIA A ESCOLHA DE CELSO FURTADO PARA ABL

Lindbergh Farias elogia visão de desenvolvimento de Celso Furtado e de Marina Silva

Tião Viana elogia opiniões de Celso Furtado sobre Alca, que alertam para prejuízos ao Brasil