Efraim diz que crise do governo não foi inventada pela oposição



O senador Efraim Morais (PFL-PB) afirmou nesta terça-feira (30) que não foi a oposição e nem o Congresso Nacional que inventaram a crise que vive o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, a crise é resultado do "estelionato eleitoral" cometido pelo presidente ao prometer criar 10 milhões de empregos e ter entregue o maior índice de desemprego da história do Brasil, 12% em fevereiro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Efraim assinalou que o ministro do Planejamento Guido Mantega, disse ontem que o governo não vai criar 10 milhões de empregos até o final do mandato, porque isso é impossível.

- Num regime parlamentarista, isso era motivo para queda de gabinete. Compromisso eleitoral quebrado com essa cara-de-pau não pode passar impune. É uma imoralidade. E isso não é invenção nem do Congresso nem da oposição - afirmou.

O senador ainda enumerou uma série de acontecimentos envolvendo membros do governo para demonstrar a existência da crise negada pelo presidente da República, como o recente episódio envolvendo o diretor do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Armando Castellar, que contestou publicamente o vice-presidente da República José Alencar, que havia acusado o governo de cometer irresponsabilidade fiscal.

- E temos aí uma quebra de hierarquia, que sinaliza pessimamente aos investidores e aos pobres cidadãos-contribuintes, que, com seus impostos, pagam a conta de tudo isso. Um funcionário de terceiro escalão chama o vice-presidente da República de irresponsável e nada acontece - acrescentou.

O senador Flávio Arns (PT-PR) disse que as denúncias apresentadas pelo Ministério Público (MP) contra o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), são um sinal do fortalecimento das instituições, mas é preciso encontrar caminhos mais adequados para se fazer investigações sem atingir a honra das pessoas. O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) disse que o governo está em crise de credibilidade.

- O povo está perdendo a confiança no governo do PT, que promete uma coisa e faz outra. O presidente Lula prometeu o impossível para se eleger - afirmou.



30/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim elogia trabalho da oposição no Senado e responsabiliza o governo pela obstrução na Câmara

Senadores de oposição culpam governo pela crise cambial

Efraim Morais anuncia oposição ao governo, não ao país

Efraim Morais diz que minoria fará oposição ao governo, não ao país

Efraim pede que governo não manipule crise eleitoralmente

Sérgio Guerra nega que oposição torça pela crise