Efraim diz que excesso de MPs está inviabilizando votações no Senado



O líder da Minoria, senador Efraim Morais (PFL-PB) afirmou nesta terça-feira (23) que o excesso de medidas provisórias editadas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva vem inviabilizando a ordem do dia do Senado. O senador disse que embora o governo tenha maioria na Casa, tem acusado a oposição pela falta de acordo para as votações.

Efraim lembrou que o governo tem reclamado também da imprensa e citou o artigo "Quem é Quem", da jornalista Eliane Cantanhêde, publicado nesta terça no jornal Folha de S. Paulo, em que ela questiona críticas feitas por leitores petistas de que os colunistas da Folha estão sendo muito duros e implacáveis com o governo Lula.

No artigo, a jornalista lembra que não são os jornalistas que emitem nota oficial pedindo mudanças na economia, se reúnem para criticar a meta da inflação, pedem publicamente a cabeça do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, promovem o desmonte da gestão do ex-ministro Cristovam Buarque, chamam o ministro do Planejamento, Guido Mantega de vagabundo ou nomearam Waldomiro Diniz. "Que culpa temos nós?", indaga Cantanhêde ao concluir seu artigo.

Efraim criticou também o fato de o governo tentar melhorar sua imagem gastando cerca de R$ 8 milhões em publicidade. Um quarto dessa quantia, frisou, daria para socorrer os flagelados das enchentes no Nordeste. O senador destacou ainda que a não instalação da CPI dos Bingos no Senado está disseminando a impunidade no país. Ele disse que agora o governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, também está tentando impedir a instalação de uma CPI no seu estado para investigar seu governo.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) considerou importante a oposição alertar o governo sobre questões que poderiam estar sendo tratadas de uma maneira diferente. O senador Flávio Arns (PT-PR) disse que o artigo de Cantanhêde deve ser motivo de reflexão por parte do governo federal. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) disse que os problemas que estão acontecendo são de responsabilidade do próprio governo.



23/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


JONAS PINHEIRO: GOVERNO DO MT ESTÁ INVIABILIZANDO AGRICULTURA DO ESTADO

Ao criticar excesso de MPs, Aloysio Nunes diz que Senado está 'à beira da falência'

Efraim está confiante na derrubada da taxação dos inativos pelo Senado

Efraim anuncia que DEM obstruirá votações até que seja resolvida a questão dos aposentados

Excesso de MPs está obstruindo a pauta de votação, diz Fogaça

TIÃO CONFIRMA QUE PARLAMENTARES ESTARIAM INVIABILIZANDO RECURSOS PARA ACRE