Valter Pereira defende o aprimoramento profissional do servidor público



Em pronunciamento nesta segunda-feira (10), o senador Valter Pereira (PMDB-MS) defendeu a formulação de uma política de pessoal para o serviço público, ao comentar os resultados de uma pesquisa feita pela Universidade de Brasília (UnB), a pedido da Comissão de Ética do Executivo, junto a funcionários da administração pública.

De acordo com o senador, 18,1% dos servidores pesquisados admitiram que já cobraram propina para atender reivindicação legítima do cidadão; 22,5% reconheceram que já descumpriram a lei; 11,9% disseram agir com desprezo em relação às suas funções e 26,7% confessaram que a categoria não está focada no interesse público, entre outros dados que Valter Pereira considerou "preocupantes".

Na avaliação do senador, a admissão ao serviço público impõe um requisito que teoricamente corresponderia a um "selo de qualidade", que é o concurso público, mas esta exigência constitucional não estaria sendo suficiente para dotar o país de bons servidores. Valter Pereira disse que os governantes precisam ter em mira o compromisso com os resultados do serviço público, além de investir no aprimoramento dos quadros profissionais.

- É equívoco imaginar que o concurso é suficiente. Os governantes imaginam que cumprem a lei no momento em que fazem o concurso, e entregam o servidor à própria sorte, sem atualização e motivação para o trabalho. Espero que o governo aproveite os dados da pesquisa para iniciar uma discussão. O serviço não tem dado a presteza que a sociedade espera - concluiu Valter Pereira.



10/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira: aprimoramento de código é urgente diante de novo recorde de processos na primeira instância

Valter Pereira quer que poder público atue contra a violência no campo

Valter Pereira defende mudanças na tramitação de MPs

Valter Pereira defende reivindicações de prefeitos

Valter Pereira defende reajuste de 7,7% para aposentados

Valter Pereira defende redução da maioridade penal