Efraim Morais quer refinaria da Petrobras na Paraíba



A polêmica sobre a futura localização da refinaria de petróleo que a Petrobras pretende construir foi o tema do discurso do senador Efraim Moraes (PFL-PB), que defendeu a sua instalação na região do semi-árido paraibano. Segundo ele, o estado dispõe de porto, estradas e mão-de-obra qualificada e a refinaria seria mais eficaz do ponto de vista econômico e social que -ações benemerentes do Fome Zero ou de outras rubricas assistencialistas previstas na política social do governo federal-.

Efraim informou que, na semana passada, deputados federais nordestinos encaminharam requerimento à Comissão de Minas e Energia para a realização de uma audiência pública destinada a discutir a instalação da refinaria com a ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra; e o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Sebastião do Rego Barros. O senador disse associar-se a essa iniciativa.

O senador ressaltou que o Brasil precisa de uma nova refinaria para poder reduzir as importações de petróleo leve, que têm gerado um déficit na balança comercial no valor de US$ 1,4 bilhão na operação de exportar petróleo pesado e importar petróleo leve. Ele explicou que para cada barril de petróleo nacional pesado exportado, perde-se US$ 11 em relação ao barril do petróleo leve importado.

O discurso de Efraim recebeu 11 apartes dos senadores Eduardo Siqueira (PSDB-TO), Roberto Saturnino (PT-RJ), Ney Suassuna (PMDB-PB), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), João Alberto Souza (PMDB-MA), César Borges (PFL-BA), Magno Malta (PL-ES), Aelton Freitas (PL-MG), Rodolpho Tourinho (PFL-BA), Fernando Bezerra (PTB-RN) e Sérgio Guerra (PSDB-PE). Todos os senadores destacaram a validade da luta pela instalação da refinaria na Região Nordeste e a sua importância para diminuir as desigualdades regionais.



02/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim Morais lamenta crescimento da violência na Paraíba

Efraim Morais pede revisão de decisões judiciais que ameaçam templos na Paraíba

Efraim Morais quer incentivos para o Nordeste

Efraim Morais quer prioridade para reforma tributária

Efraim Morais quer prestação de contas do governo em relação às invasões do MST

Efraim Morais quer saber como começará a reforma previdenciária