Efraim quer perdão da dívida de produtores nordestinos
O senador classificou o projeto como "uma iniciativa concreta que evite a quebradeira da região". Afirmou que não quer gerar privilégios, "mas evitar a insolvência em massa de um setor vital para o Nordeste". Disse que a proposta visa "reparar uma situação injusta", já que a dívida decorre dos efeitos das enchentes no início do ano e da estiagem que ora abate a região.
Efraim disse não saber por que tal iniciativa ainda não ocorreu ao governo federal, já que perdoou a dívida de países africanos e sul-americanos "sem consultar a nação". Para o senador, esse perdão revela "uma generosidade de fachada, que não consegue evitar o ranço de demagogia diplomática". Citou nominalmente o perdão da dívida da Bolívia, Gabão, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique.
- Por que tanta generosidade para os pobres de fora e nenhuma para os pobres aqui de dentro? - perguntou o líder da minoria no Senado.
Para Efraim, o governo federal sabe que não vai receber os recursos. Sua proposição, sustentou novamente, "haverá de reorganizar o sistema produtivo rural da região".
Em aparte, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) afirmou que Efraim fazia um relato fiel do que está acontecendo na região.
14/09/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Efraim quer perdão da dívida para pequenos agricultores prejudicados por problemas climáticos
Comissão aprova perdão de dívidas de pequenos produtores nordestinos até 2001
Comissão de Agricultura adia votação de projeto com perdão para dívidas de pequenos produtores nordestinos
CRA quer discutir dívida de agricultores nordestinos
Roberto Cavalcanti quer renegociação da dívida de industriais nordestinos
Rosalba defende perdão de dívidas de pequenos e médios agricultores nordestinos