Efraim rebate críticas contra CPI dos Bingos pelo adiamento do depoimento de Roberto Teixeira



Ao discursar em Plenário nesta quarta-feira (19), o senador Efraim Morais (PFL-PB), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos, rebateu críticas ao andamento dos trabalhos da comissão feitas pelo colunista Fernando Rodrigues no jornal Folha de S. Paulo. Efraim rechaçou as acusações de que a CPI foi incompetente na convocação, para prestar depoimento, de Roberto Teixeira, compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O senador explicou que a comissão expediu ofício à Polícia Federal (PF) no dia 11 de abril pedindo a intimação de Roberto Teixeira. Entretanto, assinalou o senador, a PF notificou o convocado apenas no dia 17 de abril.

- Deve ser questionada aquela instituição sobre o motivo da demora, ao invés de tachar a CPI de incompetente - disse Efraim, que também ocupa o cargo de 1º Secretário do Senado.

Na avaliação do senador, Roberto Teixeira vem se "esquivando de prestar qualquer declaração à CPI". Efraim informou que, nesta terça-feira (18), solicitou mais uma vez à PF que intimasse o convocado para depor nesta quinta-feira (20), às 10h30, durante reunião do colegiado. Entretanto, disse o senador, a tentativa foi novamente infrutífera e a PF conseguiu entregar a intimação apenas à esposa de Teixeira. Para Efraim, a comissão pecou por "excesso de paciência" no caso.

Apartearam o pronunciamento do presidente da CPI dos Bingos os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), Heloísa Helena (PSOL-AL) e Arthur Virgílio (PSDB-AM). Suplicy informou que Teixeira foi submetido recentemente a uma "cirurgia grave no coração". Antonio Carlos Magalhães disse acreditar que o presidente Lula "comanda uma cruzada contra a CPI dos Bingos".

Depois do pronunciamento de Efraim, o senador Suplicy comunicou ao Plenário que recebeu telefonema de Roberto Teixeira, no qual ele confirmou o comparecimento à CPI nesta quinta-feira.



19/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Teixeira comunica que não vai depor na CPI dos Bingos nesta terça-feira

Agripino defende adiar depoimento do advogado Roberto Teixeira na CI

Efraim nega coação a Buratti em seu depoimento à CPI dos Bingos

Acordo entre governo e oposição adia depoimento de Roberto Teixeira

Roberto Teixeira e ex-sócios da Volo são convidados a prestar depoimento sobre venda da Varig

Após adiar depoimento de Roberto Teixeira sobre caso Varig, CI encerra reunião