Em 20 anos, Congresso fez 62 emendas à Constituição



Nos seus quase 20 anos, a Constituição de 1988 já recebeu 62 emendas do Congresso, as quais modificaram, revogaram ou fizeram acréscimo de texto em nada menos que 117 dos 250 artigos da Carta. Os deputados e senadores acrescentaram ainda 25 artigos ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), que, no dia de sua promulgação, contava com 70 artigos.

VEJA MAIS

Quase todas as emendas constitucionais significaram verdadeiras batalhas dentro do Congresso. O sistema previdenciário do país foi modificado por emendas propostas por todos os presidentes que assumiram depois da Constituinte, exceto Itamar Franco. Foram duas grandes reformas da Previdência (em 1998 e em 2003), completadas por leis ordinárias, as quais mexeram substancialmente com a expectativa de aposentadoria dos brasileiros, com o objetivo de reduzir gastos e adaptar o sistema ao aumento da longevidade dos brasileiros - agora, aproximando-se da média de 72 anos.

Um capítulo inteiro, que trata do Sistema Financeiro Nacional (artigo 192), foi reduzido a três linhas. As maiores mudanças na área econômica foram propostas pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, quando o Congresso aprovou 34 emendas constitucionais, especialmente destinadas a abrir a economia. O foco esteve voltado para áreas como mineração e telefonia, o que permitiu as privatizações da Telebrás e da Companhia Vale do Rio Doce, por exemplo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs duas grandes mudanças - reformas tributária e previdenciária -, mas só conseguiu aprovar, até agora, as alterações na Previdência. Desde a posse de Lula, o Congresso aprovou 12 mudanças na Constituição, mas algumas nasceram no próprio Parlamento.

O senador Marco Maciel (DEM-PE), constituinte e atual presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), aponta, entre as razões para as 62 emendas, o "caráter de regulamento" assumido pela Carta de 88. Ele lembra que o país estava saindo de um Estado autoritário e que a sociedade acreditava que seus direitos "só estariam assegurados se estivessem inscritos na Constituição". Por isso, explica ele, a Constituição trata de assuntos que normalmente ficariam em leis comuns, o que a colocou entre as mais extensas Cartas do mundo.

- A Constituição tinha até o artigo que limitava os juros reais a 12% ao ano. Isso não é assunto para uma Carta Magna. Além disso, em um país de inflação alta, era impossível sua aplicação. Por isso, o Supremo Tribunal Federal habilmente decidiu que, sem uma lei complementar, não podia julgar ações que exigiam a cobrança dos juros de 12% - acrescenta Marco Maciel.

Já o consultor legislativo do Senado Marcos Santi, especialista em Direito Constitucional, observa que o mundo passou por grandes mudanças a partir do final dos anos 1980, com a queda do Muro de Berlim, privatizações e globalização econômica. Por isso, avalia, "é normal que a Constituição de 88 seja submetida a tantas mudanças, para acompanhar os novos tempos".

Santi lembra ainda que conservadores e progressistas fizeram grandes embates durante a votação da nova Carta.

- Quando o assunto era polêmico demais e as discussões poderiam atrasar tudo, eles jogavam o problema para o futuro, para ser regulamentado em lei complementar - diz ele.

Ainda hoje, pelo menos 50 artigos, parágrafos ou incisos da Constituição dependem de aprovação de lei ordinária ou complementar para ter efetividade.

O senador Marco Maciel diz também que a inexistência de um projeto prévio de Constituição foi uma das razões para um texto volumoso e detalhista. Os deputados e senadores constituintes apresentaram 65.809 emendas e não havia muito tempo para o exame de tudo isso.

- A Constituição norte-americana tem cerca de 200 anos e só recebeu 26 emendas. Mas lá os chamados "fundadores da pátria" ficaram 11 anos discutindo e refletindo sobre cada ponto - acrescenta o senador.

Mais informações sobre os 20 anos da Constituição no endereço http://www2.camara.gov.br/internet/constituicao20anos



19/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso promulga duas emendas à Constituição

Renan convoca sessão do Congresso para promulgar emendas à Constituição

Congresso discute 20 anos da Constituição

Congresso comemora 20 anos da promulgação da Constituição

Congresso realiza seminário sobre os 20 anos da Constituição Cidadã

Garibaldi convoca sessão solene do Congresso para homenagear os 20 anos da Constituição federal